2 documentos necessários para atravessar a divisa de Foz do Iguaçu 2023

Passaportes e carimbo

Conhecer as Cataratas do Iguaçu, que ficam em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, é o desejo de muitos turistas, tanto brasileiros, que ainda não conhecem essa que é uma das Sete Maravilhas do Mundo, quanto os turistas de diversas partes do mundo. Muitos turistas aproveitam a viagem a Foz do Iguaçu para atravessar a divisa com o Paraguai e Argentina!

Esse patrimônio natural faz parte de territórios de três países do Mercosul, e a divisa de Foz do Iguaçu é um atrativo à parte para o visitante que viajar para a região. Sabemos que há dúvidas, no entanto, sobre os documentos necessários para atravessar a divisa e outras logísticas. Por isso indicamos os 2 documentos necessários para você atravessar a divisa.

Passaportes e carimbo

Sabemos que há dúvidas, sobre os documentos necessários para atravessar a divisa entre Foz e o Paraguai e Foz e a Argentina, entre outras logísticas. 

É que a cidade de Foz do Iguaçu fica localizada bem na divisa dos três países: Brasil, Argentina e Paraguai. De lá, é possível admirar o lado de nossos vizinhos e se encantar com a diferença de paisagens das Cataratas e culturas de cada território.

Entretanto, para ultrapassar as fronteiras da Argentina e Paraguai é preciso de alguns documentos e até um seguro específico!

 Além desta preocupação, há outras ainda, no que se referem às cotas das moedas, aviso aos cartões de créditos e às operadoras de celular.

Para atravessar as fronteiras do Paraguai e da Argentina

Para atravessar a fronteira com o Paraguai é possível ser feito à pé, enquanto para a Argentina, é imprescindível que a documentação esteja em ordem, para depois atravessar a fronteira de carro. 

É bom que tudo seja checado para que você tenha a melhor experiência, sem problemas com imprevistos.

Tríplice fronteira

Para ingresso somente à Puerto Iguazu, estendendo às Cataratas:

Primeiramente, a equipe de Migraciones está cobrando o RG, ou seja, carteira de identidade, não podendo ser carteira de motorista.

Atenção também para a carta verde, que é um seguro internacional obrigatório dos países do Mercosul, tanto para o brasileiro que quer ir para o Paraguai ou Argentina, quanto para eles chegarem em Foz, com veículo próprio.

Os veículos de transporte de passageiros (ônibus da linha internacional, Turismo, Táxi) não podem passar pela aduana. As pessoas que utilizam estes serviços devem descer do ônibus da empresa brasileira e, após todos os trâmites, pegar um outro veículo de uma empresa argentina.

Outras localidades da Argentina

Para quem irá se deslocar para outras cidades da Argentina, além dos documentos acima citados, deverão apresentar a chamada “declaração jurada”.

Confira as atuais exigências para entrar nas fronteiras em 2023!

Se você pretende se aventurar pela região de carro, seja o seu particular ou um alugado, é preciso saber alguns detalhes importantes para não encontrar surpresas ao atravessar as divisas.

Neste post, separamos algumas dicas imperdíveis do que você poderá visitar e, assim como o prometido, os três documentos obrigatórios para dirigir na Argentina e no Paraguai. 

Quer conferir? Continue a leitura!

Quais são os documentos obrigatórios para cruzar a divisa de Foz do Iguaçu de carro?

Independentemente de você dirigir um carro próprio ou alugado, é preciso portar alguns documentos obrigatórios para acessar os dois países do Mercosul. Além do veículo, todos os integrantes precisam estar documentados também. 

Confira abaixo a lista completa.

1. Documento de Identidade

A partir de agora, em 2022, não é mais válida a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação nos territórios internacionais, para Argentina e Paraguai. Há a necessidade da apresentação da Carteira de Identidade, ou seja, o RG.

Apesar de constar a informação do RG na CNH, ela não vale como documento de identificação e acesso aos países, ou seja, ela apenas dá a permissão de dirigir veículos pelas ruas e estradas vizinhas, mas é preciso estar acompanhada de outros documentos, que vamos explicar mais abaixo.

atravessar a fronteira

Somente RG, não é preciso Passaporte

A Argentina e o Paraguai não requerem passaporte de brasileiros para acessar seus territórios. A cédula de identidade, em boas condições e com menos de 10 anos de período da expedição, é o suficiente como documento de identificação. 

Crianças: As crianças também devem portar o RG ou algum documento oficial de identificação. Outro ponto importante é que, se ela estiver acompanhada de apenas um dos pais, é preciso ter uma autorização do outro cônjuge assinada em cartório. No caso de pessoas responsáveis, como avós e tios, é preciso ter a assinatura dos dois pais.

2. Seguro obrigatório Carta Verde

Para quem pretende dirigir pelas ruas do Mercosul, é preciso contratar um seguro obrigatório chamado Carta Verde, que funciona, basicamente, da mesma forma que o nosso DPVAT. Ele garante a seguridade de cidadãos dos países em questão, no caso de possíveis acidentes de carro.

Você deve contratar o serviço junto a uma corretora para seu carro particular ou se informar com a locadora, se a ideia for alugar um. Os valores são pagos de acordo com a quantidade de dias que você vai permanecer no país.

Essas são algumas dicas importantes para quem pretende cruzar a divisa de Foz do Iguaçu dirigindo. Certamente, tenha certeza de que a experiência é incrível, e ter a oportunidade de viajar de carro facilita em diversos aspectos, seja pela liberdade de escolher o roteiro, seja pela praticidade de passear por conta própria.

Gostou das dicas? Temos outras que podem ser úteis no seu roteiro!

Quais são os principais atrativos da divisa de Foz do Iguaçu?

As atrações para quem visita a cidade de Foz do Iguaçu vão muito além das Cataratas. Há passeios incríveis que podem ser feitos por lá, para atender todos os gostos. A possibilidade de atravessar as fronteiras e, em poucos minutos, estar em território estrangeiro é uma experiência única que somente Foz proporciona. Confira alguns dos principais atrativos da divisa.

Marco das Três Fronteiras

Este marco representa a paz no continente sul-americano. No Brasil, na Argentina e no Paraguai, há um monumento representativo com as cores de cada bandeira. O lado brasileiro foi revitalizado e tem uma estrutura invejável, com lojas, restaurantes e segurança. Desse ponto, é possível avistar os territórios argentino e paraguaio, separados pela imensidão do rio. De acordo com os habitantes dela, o pôr do sol no marco é o mais bonito do Brasil.

Marco das Três fronteiras

Puerto Iguazú

A primeira cidade argentina é a famosa Puerto Iguazú. A pequena e simpática vila tem uma estrutura turística muito bem montada. São excelentes restaurantes e comércios espalhados pelas ruas da cidade.

A estrada que liga o Brasil à Argentina apresenta boa condição de conservação e sinalização. Porém, a guarda é um pouco mais exigente quanto às documentações necessárias para dirigir. Entretanto, em Puerto Iguazú você também pode aproveitar para fazer compras no Duty Free Puerto Iguazú, e comprar vinhos na Argentina pela metade do valor que são no Brasil.

Ciudad del Este

O paraíso das compras no Paraguai. Esse destino é famoso pelos brasileiros que cruzaram a divisa de Foz do Iguaçu em busca dos melhores preços de produtos diversos no país vizinho.

A cidade é convidativa para um passeio de um dia também. Além disso, o fluxo de veículos é tão grande que a própria guarda facilita a entrada e saída e dificilmente consegue parar todos os carros. No entanto, isso não isenta o turista de ter a documentação correta a bordo.

Certamente a  Ciudad del Este é o paraíso das compras!

Quais são as moedas usadas pelos países vizinhos?

Dinheiro para atravessar a divisa

Esta é a dúvida de quem visita a cidade entre as três fronteiras. O recomendado é levar três tipos de moedas: real, peso e dólar. No Paraguai, apesar de a moeda oficial ser o guarani, todos os produtos são cotados em dólar americano e, como de costume, é mais fácil barganhar as compras com essa moeda.

Ela também é aceita tanto no Brasil, como na Argentina. Porém, neste último país, o peso argentino é mais favorável e tem mais aceitação no mercado do que o real ou a moeda americana. Levar um cartão de crédito pode ser uma alternativa também, mas é bom perguntar antes se o comerciante cobra alguma taxa para pagamentos em cartão.

Certamente, agora você já conhece todos os documentos necessários para atravessar a divisa entre Brasil e Paraguai ou Brasil e Argentina!

Por fim, está planejando visitar a Tríplice Fronteira? Hospede-se no Del Rey Quality Hotel em Foz do Iguaçu!

Del Rey Quality Hotel

Com mais de 35 anos de história, o Del Rey Quality Hotel, com certeza é um dos melhores hotéis centrais com um ótimo custo x benefício para se hospedar por 4, 5 ou mais dias. Com 91 apartamentos modernos e confortáveis, o hotel tem tudo que você precisa para uma experiência inesquecível.

Fachada do Del Rey Quality Hotel em Foz do Iguaçu - PR

Muito bem localizado, próximo a restaurantes, mercados, padarias, farmácias e bancos, o Del Rey possui fácil acesso aos principais atrativos de Foz do Iguaçu, além do Paraguai e Argentina.

O Del Rey possui uma piscina aquecida no terraço, com uma vista panorâmica de Foz. Além de um quiosque bar na piscina com deliciosos drinks, que ficam abertos no terraço até 21h, todas as noites.

De antemão, se busca um café da manhã 5 estrelas e com horário especial, o Del Rey é o lugar certo. Servido das 3h às 10h, caso precise tomar café de madrugada, o banquete possui mais de 85 opções para todos os gostos e padaria própria. Caso precise de uma atenção especial por alguma restrição alimentar, a equipe Del Rey prepara um café da manhã exclusivamente para você. 

Café da manhã Del Rey

Por fim, venha para Foz e aproveite o melhor e mais inusitado que uma experiência pode oferecer no Brasil.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?