Veja as 4 Melhores Dicas de Compras e Passeios no Paraguai

Quando o assunto é compras na Tríplice Fronteira (Brasil-Paraguai-Argentina), estamos nos referindo à Ciudad del Este, no Paraguai, local que recebe, diariamente, centenas de viajantes do mundo todo em busca de bons preços em diversas mercadorias. Os turistas da linda Foz do Iguaçu também aproveitam para “dar um pulo” no Paraguai, já que apenas uma ponte divide uma cidade da outra. 

As dicas de compras no Paraguai são imperdíveis mesmo. Mas, o que muita gente não sabe é que o país vizinho guarda muitos outros atrativos além do comércio. Portanto, se a vontade é viajar, aproveite e acrescente passeios incríveis e gastronômicos ao seu roteiro. 

Bem próximo das lojas e shoppings onde fará as compras, você, sua família e amigos podem encontrar lugares em que podem explorar a natureza e muita cultura, como museus e cassinos. Com conforto e tranquilidade.

Foz do iguaçu -

  Se ficou com vontade de se aventurar pelo Paraguai, o Del Rey Quality Hotel vai te ajudar, indicando o melhor, mais barato e confortável jeito de atravessar a fronteira.

Fizemos, inclusive, um eBook com todas essas informações. Lá tem 8 Dicas de Compras e Passeios no Paraguai, com  todas as informações indispensáveis para viver uma experiência incrível no Paraguai.

 O que você precisa saber antes de atravessar a fronteira para

  • Como chegar até Ciudad del Este 
  • Dicas gerais para fazer suas compras no Paraguai
  • Shoppings e lojas confiáveis no Paraguai 
  • O que vale a pena comprar no Paraguai 
  • Turismo no Paraguai: melhores passeios
  • Restaurantes imperdíveis em Ciudad del Este – Paraguai
  • Onde se hospedar para conhecer Ciudad del Este
  • Sobre o Del Rey Quality Hotel 

Tudo isso acima você pode encontrar no eBook e descobrir o que o Paraguai tem para oferecer.

 Vamos antecipar algumas dessas dicas, começando a listar o que você precisa saber antes de atravessar a Fronteira para o Paraguai.

Dica 1 – Você precisa estar de posse dos documentos corretos

Ponte da Amizade - Compras e Passeios no Paraguai

Para atravessar a Ponte da Amizade é necessário que todas as pessoas estejam portando o RG ou passaporte em mãos. As crianças precisam estar acompanhadas dos pais, mas, caso um deles não esteja junto ou ela esteja com algum responsável, é preciso que seja apresentado um documento com firma reconhecida, autorizando a entrada do menor no país vizinho. 

 Dica 2 – Você precisa realizar câmbio do dinheiro ou ter cartão internacional

Receita federal - Compras e Passeios no Paraguai

Além da documentação, a melhor forma para fazer compras no Paraguai é realizar o câmbio do dinheiro e comprar as mercadorias em dólar. Porém, praticamente todas as lojas também aceitam real e guarani.

 A maior parte dos locais também aceita cartões de crédito internacionais e alguns cartões de débito, mas, fique atento: para pagamentos no cartão é cobrada uma taxa de IOF sobre as transações e, em alguns casos, uma taxa das lojas. 

  É importante ficar atento, pois se a cota for ultrapassada, é necessário pagar um imposto de 50% sobre o valor excedente na alfândega. A cota é individual e renovada todos os meses. 

Para não ter nenhum problema ao retornar ao Brasil, é importante ficar atento às quantidades estabelecidas pela Receita Federal. Podem ser trazidos, no total, 30 itens para o Brasil. 

 Dessa quantidade, 10 itens podem ter valor superior a U$ 5 (cinco dólares). O restante precisa estar abaixo desse preço. Também é preciso se atentar aos produtos que possuem um limite de quantidade. 

Se esse limite for ultrapassado, você terá que pagar multa sobre o valor excedente. Os produtos são:

  • Fumo: 250 gramas;
  • Bebidas alcoólicas: 12 litros 
  • Cigarros: 10 maços
  • Charutos ou cigarrilhas: 25 unidades 

 Também é importante ter cuidado para não ser multado por trazer produtos idênticos para o lado brasileiro. Dos 10 itens que podem ultrapassar cinco dólares, apenas três podem ser idênticos. Um exemplo disso é quando você compra smartphones (mesmo sendo de marcas diferentes, eles possuem a mesma função), então, se você comprar três, atinge a cota de produtos idênticos. 

 No caso de roupas, se forem do mesmo modelo, mas com cores diferentes, elas não se encaixam como idênticas, por isso é possível comprar uma quantidade maior. Esteja sempre atento a função de cada produto para não ter problemas na alfândega. 

 Dica 3 – Você definir o transporte que será usado na viagem

Transporte - Compras e Passeios no Paraguai

  • A primeira opção, econômica e bastante confortável, é ir de van/transfer. Esse tipo de transporte é muito utilizado pelos turistas para fazer suas compras com tranquilidade e comodidade no Paraguai. As vans podem levar você e seus acompanhantes até bem perto das lojas e ficam esperando até que as compras sejam finalizadas, para, então, voltar ao Brasil. 

Nosso parceiro, Loumar Turismo, realiza viagens com transportes compartilhados, privativos e aluguéis de veículo, para comércio e passeios no Paraguai em diversos dias. Confira a tabela de transporte. A Loumar também  realiza o transfix , a forma mais econômica de se locomover em Foz do Iguaçu, em que você paga só uma vez e embarca quantas vezes quiser. 

Geralmente os receptivos turísticos de Foz do Iguaçu possuem esse serviço.

Veja como contratar o serviço de transfer com o Del Rey!

  • Várias linhas de ônibus urbano em Foz do Iguaçu param perto da Ponte da Amizade (linha 10, 102, 103, 380). Você pode embarcar no Terminal de Transporte Urbano (TTU) e desembarcar próximo à fronteira.  Também é possível embarcar em um ônibus internacional, que você pega na rua ao lado do TTU. Nesse caso, você consegue atravessar a ponte com o transporte, porém o valor é um pouco maior que do ônibus urbano.

 Dica importante! Se você estiver hospedado no Del Rey, fica ainda mais fácil de embarcar, pois o hotel fica a cerca de 5 minutos a pé do terminal.  

 Você também pode desembarcar do ônibus perto da fronteira ou ir de carro até alguns metros antes da ponte e deixá-lo em um estacionamento do lado brasileiro. Se optar por atravessar a ponte a pé, a dica é ir bem cedinho ao Paraguai. A caminhada não é longa, mas pode ser cansativa e quente se for num horário em que já esteja sol.

  • Ir de táxi é a forma mais cômoda que existe. Você pode escolher onde quer descer e desfrutar do ar-condicionado, já que Ciudad del Este é bem quente. Porém, também é um dos meios mais caros, já que as taxas costumam ser mais altas. 
  • Se você desembarcar próximo da Ponte da Amizade pode pegar um mototáxi para atravessar e chegar até as lojas. É uma forma mais rápida de fazer a travessia e o valor não é elevado. 

Dica Importante! Se você estiver com o seu carro ou alugar um para andar na cidade, aconselhamos não ir com ele para o Paraguai. Essa pode ser uma forma muito demorada de atravessar a ponte e você vai perder um tempo precioso que poderia ser utilizado nas compras. 

Dica 4 – Você precisa saber quais produtos podem ser comprados

Lojas Paraguai - Compras e Passeios no Paraguai

A maioria dos produtos vendidos nas lojas do Paraguai pode ser trazida para o Brasil, desde que estejam de acordo com as cotas e os limites quantitativos estabelecidos pela Receita Federal. No entanto, existem alguns itens que não podem ser trazidos para o lado brasileiro. Confira a lista desses produtos:

  • Pneus;
  • Remédios;
  • Entorpecentes ou drogas;
  • Produtos falsificados;
  • Réplicas de arma de fogo;
  • Agrotóxicos e afins;
  • Cigarros de marcas que não são vendidas no Brasil;
  • Animais aquáticos sem permissão ou licença;
  • Produtos com organismos geneticamente modificados;
  • Bebidas e cigarros fabricados no Brasil, mas com venda exclusiva no exterior.

Alguns cuidados são importantes antes de ir às compras no Paraguai, por isso, separamos algumas dicas para que elas sejam tranquilas e seguras. Confira:

  • Esteja atento às garantias oferecidas pelas lojas e se elas valem para o Brasil; 
  • Sempre teste os produtos antes de sair da loja. (Nem pense em comprar eletrônicos sem testar!);
  • Verifique se a voltagem é 110V ou 220V para não ter nenhuma dor de cabeça depois;
  • Guarde todas as notas fiscais;
  • Prefira comprar em shoppings e lojas confiáveis e nunca em camelôs;
  • Opte por ir cedinho ao Paraguai, as lojas abrem 6h e fecham 16h30;
  • Faça um roteiro de compras;
  • Vá com roupas e calçados confortáveis;

As próximas dicas se referem aos shoppings e lojas confiáveis no Paraguai e elas podem ser todas acessadas no eBook que elaboramos para você ficar por dentro de tudo. Baixe agora:

8 dicas de compras e passeios no Paraguai

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?