Conheça 7 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu 2021

Vista das Cataratas do Iguaçu

Ostentando o título de umas das sete novas maravilhas do mundo e Patrimônio Natural da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu, localizada em Foz do Iguaçu, estão entre os principais destinos turísticos do Brasil. Mais do que isso: as cataratas estão entre os 10 destinos imperdíveis do mundo. Visitar o parque e admirar toda a grandeza das cataratas, portanto, é uma experiência imperdível na vida de qualquer um e o melhor, está cada vez mais acessível.

Para contextualizar melhor você nessa pesquisa em busca do melhor do turismo no Paraná, que já é conhecido pelas suas diversas riquezas, destacamos a cidade de Foz, porque reúne muitos dos principais atrativos: conta com a maior geradora de energia, recebendo mais de 1 milhão de turistas por ano, o Parque das Aves de Foz, com quase 30 anos de história com um trabalho de conservação de espécies da Mata Atlântica. E, finalmente, a raridade do estado, que são as Cataratas do Iguaçu, juntamente com os passeios que ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu. 

A Usina de Itaipu, agora recentemente iluminada, volta a entrar no ranking de melhores lugares a serem visitados pelos brasileiros e turistas do mundo todo em 2021. Parques Aquáticos e o Museu de Cera de Foz tornam a experiência única e inovadora, para todas as idades e públicos, não ficando a dever nada para os roteiros internacionais.

Localizadas no Paraná, as Cataratas do Iguaçu guardam uma história riquíssima, desde a sua descoberta até a construção do parque e os dias atuais. Quer saber mais sobre a história desse lugar mágico? Selecionamos 7 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu que você vai adorar conhecer. Vamos nessa?

1. O Rio Iguaçu

Cataratas do iguaçu
Foto: Rafael Guimarães

O rio que recebe as grandes cataratas é o Iguaçu, que nasce na serra do mar, no Paraná. Uma falha geológica incrível, bem na sua foz, dá forma ao sensacional fenômeno que conhecemos como as Cataratas do Iguaçu. No entanto, o rio percorre muitos quilômetros em planície, dá para acreditar?!

O Rio Iguaçu nasce do encontro entre os rios Iraí e Atuba, localizado na capital paranaense, a cidade linda e estruturada de Curitiba.Ele percorre pelo leste e oeste do estado até se encontrar com o Rio Paraná. Há muitas cidades escondidas que talvez você ainda não conheça e que, graças ao lago de Itaipu e ao rio Iguaçu, contém uma beleza natural sem igual.

São 14 municípios que fazem divisa com o Parque Nacional do Iguaçu. Eles são rodeados por belezas naturais, Um ponto bastante conhecido é a cachoeira do Goes, beleza natural que faz parte do parque nacional e que vale muito a pena conhecer. Todas essas cidades ficam próximas à Foz do Iguaçu e podem ser indicadas pelo receptivo turístico do Del Rey Hotel.

2. O desbravador

Conhecido como o “grande descobridor das maravilhas”, o espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca foi o primeiro homem branco a encontrar as Cataratas do Iguaçu, em 1542. Inicialmente, abismado com a beleza do local, nomeou as quedas d’água como “Cachoeiras de Santa Maria”.Teve até um restaurante, localizado dentro do Marco das 3 Fronteiras, em sua homenagem, que levou o nome de Cabeza de Vaca.

Mas a história ligada às lendas não param aí. Além das Cataratas do Iguaçu serem consideradas a terceira maravilha do mundo, saiba que elas também fazem parte do folclore iguaçuense, sendo parte de uma grande lenda. Ela conta que dois índios apaixonados não puderam ficar juntos e foram amaldiçoados por um Deus Serpente gigante chamado M’Boi, dando origem às incríveis quedas das Cataratas do Iguaçu.


3. A criação do Parque Nacional

Parque Nacional do Iguaçu visto de cima

As cataratas ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu (PARNA Iguaçu), uma área protegida brasileira, sendo uma Unidade de Conservação(UC) Federal, localizada na região Extremo Oeste Paranaense, a 17 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu e a apenas 5 km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. 

Criado em janeiro de 1939, por Getúlio Vargas, presidente do Brasil naquela época, atualmente, o parque abrange cerca de 185 mil hectares, sendo considerada a maior área destinada à preservação da Mata Atlântica na América do Sul, palco do espetáculo das Cataratas do Rio Iguaçu e moradia de espécies importantes da biodiversidade brasileira.

O parque mantém grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental. Também de recreação em contato com a natureza e turismo ecológico, sendo permitida a visitação pública, condicionada às restrições específicas. 


4. A nomeação

Pessoas visitando as Cataratas do Iguaçu

Em novembro de 1986, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) concedeu a distinção de Patrimônio Natural da Humanidade para as Cataratas do Iguaçu. Como um todo, o parque é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do planeta.

O Parque Nacional do Iguaçu é também o segundo mais antigo do Brasil e o maior fora da Amazônia. O reconhecimento se deve à importância dos remanescentes de Mata Atlântica e pelo espetacular conjunto das quedas d’água que formam as Cataratas do Iguaçu, um dos recantos turísticos mais visitados do país e do mundo, sendo ainda referência internacional de gestão de áreas e parques protegidos.

O valor ambiental e a beleza das paisagens oferecem ao Parque Nacional do Iguaçu um patrimônio inigualável. Ele está assentado sobre o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas mundiais de água subterrânea. Entre suas muitas espécies faunísticas, algumas estão ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o jacaré-de-papo amarelo.  Outras são bastante raras, como a jacutinga, o gavião-real e o papagaio-de-peito-roxo. 

Os números oficiais impressionam. São 257 espécies de borboletas, 18 de peixes, 12 de anfíbios, 41 espécies de serpentes, oito de lagartos, 340 de aves e 45 de mamíferos. A flora também é bastante diversificada: além de diversas orquídeas e bromélias, a área abriga espécies arbóreas de grande porte, tais como timbaúba, cedro, peroba-rosa, angico, canela, cabreúva, figueira-brava, pau-marfim e ipê.


5. O #CataratasDay

Cataratas do Iguaçu

Para comemorar a nomeação como uma das 7 Maravilhas Naturais do mundo — título concedido em 11 de novembro de 2011 —, foi criado o #CataratasDay. Todo dia 11 de novembro é celebrado um dia especial para a conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu.


6. As visitas 

Cataratas do Iguaçu
Foto: Rafael Guimarães

As Cataratas do Iguaçu estão no segundo parque nacional mais visitado do país. Anualmente, ele recebe cerca de dois milhões de pessoas, ficando atrás somente do Parque Nacional da Tijuca, casa do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também considerado uma das sete maravilhas do mundo.


7. As cataratas

Cataratas do Iguaçu
Foto: Rafael Guimarães

Ao todo, são formadas, aproximadamente, 275 quedas d’água de até 80 metros de altura no Iguaçu. Lá, está o maior sistema de quedas d’água do Brasil e o segundo maior do mundo. As Cataratas do Iguaçu só perdem em número para as Cataratas do Niágara, nos Estados Unidos.

Um programa que mistura cultura, história e muita natureza, a visita ao Parque Nacional do Iguaçu para ver as cataratas se tornou uma tendência nacional. A região já fornece ótima infraestrutura para estadia, alimentação e um acolhimento que torna a experiência algo ainda mais inesquecível.

Além das águas, atração principal, o parque é uma fonte inestimável de biodiversidade, fauna e flora. Não podia ser diferente, “Iguaçu” no guarani significa “água grande”.

E se você quiser dar um pulinho aqui do lado, na Argentina, também é possível ver as cataratas. Por lá, a visitação é na cidade de Puerto Iguazú, na Província de Misiones.

Veja porquê as Cataratas do Iguaçu é um dos 10 destinos imperdíveis do mundo

Quando você pensa em viajar para um lugar único, marcante e memorável para você e toda a sua família, onde as paisagens e belezas naturais sejam responsáveis por tornar qualquer passeio lindo e atrativo, que ainda reúne alta gastronomia e ótimos locais para compras mais baratas, Foz do Iguaçu tem que estar em sua mente!

Cataratas do Iguaçu

O lado argentino e o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu ocupam a 7ª posição entre os principais destinos a serem visitados por turistas

A cidade é responsável por abrigar uma das 7 Maravilhas do Mundo e isso você já sabe. Agora você vai saber também porquê Foz do Iguaçu está na lista dos 10 lugares imperdíveis do mundo

O Parque Nacional do Iguaçu é o local que acolhe as Cataratas do Iguaçu, um atrativo que conta com centenas de quedas, de diferentes tamanhos, e uma vista considerada maravilhosa no lado argentino, também um dos responsáveis pela localização da famosa Garganta do Diabo. É, sem dúvida, um espetáculo à parte, reservado ao fim da trilha do parque.

“Maravilhe-se com o incrível poder das Cataratas do Iguaçu” foram as palavras do guia de viagens Lonely Planet na Ultimate Travel List, um livro de destinos que apresenta um ranking das 500 melhores experiências de viagem em todo o mundo.

As famosas quedas compartilhadas pela Argentina e Brasil estão entre as dez primeiras dessa lista (na 7º posição), atrás do Lago Bled, na Eslovênia e à frente dos Templos de Angkor, no Camboja.

Para o Lonely Planet, a visita às Cataratas do Iguaçu “é uma experiência visceral e surpreendente, e a força e o ruído dos saltos, uma cadeia de centenas de cachoeiras com quase três quilômetros de extensão, ficam para sempre na memória”.

Ao todo, são formadas, aproximadamente, 275 quedas d’água de até 80 metros de altura no Iguaçu. Lá, está o maior sistema de quedas d’água do Brasil e o segundo maior do mundo, tendo sido visitado por diversas personalidades mundiais. As Cataratas do Iguaçu só perdem em número para as Cataratas do Niágara, nos Estados Unidos. 

No ranking dos destinos imperdíveis estão: Petra (Jordânia); Ilhas Galápagos (Equador); Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta (Austrália); Delta do Okavango (Botswana); Parque Nacional de Yellowstone (Estados Unidos); Lago Bled, (Eslovênia); Cataratas do Iguaçu (Argentina-Brasil); Templos de Angkor (Camboja); Salar de Uyuni (Bolívia) e Circuito de Annapurna (Nepal).

Cataratas do Iguaçu do lado argentino
(Cataratas do Iguaçu/Argentina) Reprodução: Clickfoz

 

Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu são vendidos exclusivamente on-line no site www.cataratasdoiguacu.com.br 


A experiência em Foz do Iguaçu fica completa com a hospedagem no premiado Del Rey Quality Hotel

O tradicional hotel de Foz do Iguaçu fica entre os favoritos dos viajantes do mundo , conquistando um dos prêmios do Travellers Choice 2021, do Tripadvisor, por isso, é considerado uma ótima dica para incluir na sua próxima viagem à Foz do Iguaçu. 

Com 91 apartamentos modernos, com opções de quartos para até quatro pessoas e berços (quando necessário), o hotel premiado mantém o melhor custo-benefício da cidade de Foz do Iguaçu.

Tem piscina aquecida e café da manhã em horário especial e, além disso, você ainda consegue ter ajuda na hora de comprar seus pacotes para passeios. Com localização privilegiada no centro da cidade de Foz do Iguaçu, as informações podem ser colhidas logo no receptivo do hotel, que fica ao lado do Terminal de Transporte Urbano e próximo a restaurantes, mercados, padarias, farmácias e bancos. E mais: o tradicional Del Rey Quality possui fácil acesso aos pontos principais de Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina.

O Del Rey Quality Hotel propõe oferecer a melhor experiência aos turistas e visitantes que passam por Foz. Pensando nisso, o blog e site do hotel oferecem todas as informações para uma viagem até Foz do Iguaçu e ainda lhe garante uma reserva com 10% de desconto!

Este post lhe ajudou a se inspirar ainda mais para visitar as Cataratas do Iguaçu?

Então não perca tempo e nos siga agora mesmo nas redes sociais! Assim, você não perde nenhum conteúdo como esse. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?