Vazão das Cataratas do Iguaçu está 7 vezes acima da média e espetáculo encanta turistas em Foz

Vazão das quedas d´água chega a dez milhões de litros por segundo

A vazão das quedas d´água das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, que fica na região oeste do Paraná, estão cerca de 7 vezes acima da média, chegando a dez milhões de litros por segundo. Os dados são da Copel (Companhia Paranaense de Energia), que monitora o local.  A alta vazão das Cataratas do Iguaçu atraem, portanto, turistas na cidade.

Alta vazão das Cataratas do Iguaçu encanta turistas nas Cataratas de Foz

Alta vazão das Cataratas

Certamente, o grande fluxo de água já é considerado o maior dos últimos cinco anos, registrado nas quedas mundialmente conhecidas. O espetáculo da natureza encanta os turistas e até surpreendem os moradores de Foz do Iguaçu. 

O número e visitação, em consequência da alta vazão das Cataratas do Iguaçu, foi considerada com público recorde no fim de semana de 4 de junho, segundo a assessoria do Parque Nacional do Iguaçu, com cerca de 3 mil pessoas passando pelo local.

Vazão normal é de 1,5 milhões de litros por segundo

A vazão considerada normal é de 1,5 milhão de litros de água por segundo e no mês de junho de 2022 o fluxo chegou a 10,4 milhões, de acordo com a Copel. Os turistas aproveitam para visitar a atração e registrar este momento.

Diante disso, a Copel, que é a companhia que monitora a vazão de água ao longo dos 1.320 quilômetros de extensão do Rio Iguaçu, entende que o fluxo permanece, há semanas, acima da média. 

Grande beleza, grande repercussão para o destino

Para Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel e vice-presidente do Visit Iguassu, a notícia é muito boa. “Realmente, está tendo uma repercussão muito grande as cheias das cataratas e isso está trazendo uma mídia espontânea muito positiva para o destino”.

Alta vazão das cataratas não acontecia há oito anos

Alta vazão das Cataratas

Segundo o empresário, essa cheia, ou seja, alta vazão das cataratas, episódio que não acontecia há mais de oito anos, despertou curiosidade nas pessoas, movimentando o turismo local. Mesmo agora, após uma semana que isso vem ocorrendo. “Isso vem despertando nas pessoas a vontade de ver o que está acontecendo”, explica Jaime.

E complementa: “É um espetáculo diferente, para quem está acostumado a ver as cataratas na sua vazão normal, em média de um milhão de metros cúbicos por segundo, chegando a 10 milhões”, complementa.

Espetáculo nas cataratas faz com que as pessoas retornem à Foz 

A grande vazão é, portanto, para ele, um espetáculo à parte e um momento único como experiência aos turistas. Porque faz com que aquelas pessoas que já estiveram em Foz, tenham a curiosidade de retornar para ver essa grande vazão. 

Para Jaime, o acontecimento está sendo muito positivo para o destino, fazendo com que as pessoas que já estiveram em Foz retornem para ver essa grande vazão. “E para aquelas que não conhecem, devem aproveitar este momento único. Estamos sendo questionados sobre o grande volume de água e sentimos que há este anseio e essa vontade de vir”, conclui.

Ainda é possível ver a cheia das cataratas!

Segundo o empresário do turismo de Foz, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, ainda é possível aproveitar essa oportunidade. As chuvas continuam e a previsão é de que isso ocorra por várias semanas ainda”.

Entenda o motivo da alta vasão de água nas Cataratas do Iguaçu

O leito do rio conta, portanto, com seis usinas hidrelétricas.  Segundo a Copel, todas as quedas das Cataratas do Iguaçu têm operado com capacidade máxima de geração de energia. O fenômeno acontece desde o dia 31 de maio de 2022, devido às chuvas registradas ao longo da bacia hidrográfica do Iguaçu.

Consequentemente, o excesso de água, ainda segundo a companhia, tem sido liberado pelo vertedouro em cada um dos seis reservatórios, fato que também contribuiu para o aumento do fluxo de água nas quedas.

Cheia das águas nas cataratas

O Rio Iguaçu, que banha o local e é onde culmina com as quedas das cataratas, nasce na região de Curitiba. Depois atravessa o estado e deságua em Foz do Iguaçu, na região em que a cidade faz fronteira com  a Argentina e o Paraguai.

Cataratas do Iguaçu

Conforme o Parque Nacional do Iguaçu, existem 275 saltos nas Cataratas do Iguaçu, o que dá às Cataratas do Iguaçu o título de maior conjunto de quedas d’água do mundo. Além disso, elas são consideradas uma das Sete Maravilhas da Natureza, tornando-se, há décadas, um dos cartões postais do Brasil e mundiais.

Há, no entanto, muitas outras curiosidades sobre o local e o destino turístico, que valem a pena conhecer.

Catatas do Iguaçu

Com as altas das quedas do lado brasileiro, a beleza é indescritível, se destacando tanto quanto a impressionante queda do lado argentino, que forma a Garganta do Diabo.

Entenda o histórico das vazões das cataratas

Segundo a Copel, o pior período de seca nas quedas d’água aconteceu no mês de maio de 1978, ou seja, há cinco décadas. Naquela época, a vazão era de 114 mil litros de água por segundo. Pense na diferença de volume, visto que a vazão considerada normal é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

E você? Está esperando o quê para ir para Foz?

Esta é uma oportunidade única e incrível de conhecer as Cataratas do Iguaçu ou, caso já conheça, vivenciar a melhor experiência deste destino turístico que atrai o olhar do mundo inteiro.

Até preparamos dicas para você já fazer as malas e vir! Estamos te esperando!

Del Rey Quality Hotel é um dos 10% dos hotéis do mundo premiados pelo TripAdvisor

Aproveite e viva também a melhor experiência de hospedagem em Foz no Del Rey Quality Hotel, que foi novamente premiado e está entre os melhores, por meio das avaliações dos turistas do TripAdvisor. Dessa forma, ele está como o terceiro melhor hotel em Foz do Iguaçu, segundo as avaliações dos hospedes.

O prêmio de 2022 se refere ao ano de 2021.

Fachada Hotel Del Rey

Este é o 12º ano consecutivo que o Del Rey Quality Hotel ganha o prêmio do maior site de viagem do mundo, o TripAdvisor, após ser avaliado pelos viajantes como um dos hotéis de nível máximo no Brasil.

Por lá, os hóspedes compartilham suas experiências de viagem.  

“Toda a equipe do hotel ficou muito feliz com este reconhecimento também em 2022. Já estamos há 12 anos consecutivos recebendo este prêmio de qualidade”, comemora Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel.

“Visto que somente 10% dos hotéis do mundo o recebem, o prêmio traduz o trabalho e dedicação da equipe, para que todos os nossos clientes saiam satisfeitos. O prêmio do TripAdvisor chancela e demonstra o nível alto de qualidade de um hotel”, explicou Jaime.

O café da manhã do Del Rey Hotel é um dos fatores que influenciam nesta avaliação. Confira o porquê:

Todos os dias – café da manhã é servido das 3 às 10 da manhã!

café da manhã do hotel Del Rey

O café da manhã é servido em ambiente aconchegante, com opções deliciosas. Mediante  solicitação até às 23 horas do dia anterior, o Del Rey Hotel é o único a oferecer café da manhã nesse horário.

Confira o cardápio fixo do café da manhã!

café da manhã completo em Foz

No buffet, todos os itens são preparados fresquinhos pela nossa equipe, na cozinha do hotel. Tudo para oferecer a melhor experiência, com segurança e sem deixar de lado a qualidade!  Assim, você toma o café e parte para as Cataratas de Foz!

Fale com a gente que te levamos até as Cataratas para ver as cheias: https://www.hoteldelreyfoz.com.br/contato/

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?