Conheça 8 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu 2022

Vista das Cataratas do Iguaçu

Certamente, não é somente por grandiosos títulos conquistados e reconhecimento internacional que as Cataratas do Iguaçu, localizada em Foz do Iguaçu, estão entre os principais destinos turísticos do mundo.

O destino ostenta o título de umas das Sete Novas Maravilhas do Mundo, sendo também considerado Patrimônio Natural da Humanidade, graças ao seu inigualável fenômeno natural.

Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, as Cataratas do Iguaçu faz fronteira com a cidade de Puerto Iguazú, na Argentina

Eles reúnem, juntos, curiosidades inusitadas.

Daqui a pouco você vai conhecer. De antemão, é importante ter este ponto turístico no radar quando for pensar nas suas próximas férias, afinal, as Cataratas de Iguaçu estão entre os 10 destinos imperdíveis do mundo.

As Cataratas de Foz também um dos 19 destinos mais românticos do mundo. Sem contar que está aqui, muito mais pertinho do que Paris.

Entenda os motivos por meio das curiosidades que elencamos!

Em primeiro lugar, vale destacar que o maior conjunto de queda d’água do mundo foi formado há 120 milhões de anos, no Parque Nacional do Iguaçu. Ele fica numa das únicas reservas de Mata Atlântica ainda preservada. Além de ser um roteiro natural, a experiência, a cada ano, soma novas formas de ser explorada.

Se já esteve lá, vale lembrar que a cada visita às Cataratas do Iguaçu, a experiência acontece de um jeito diferente. Isso porque a natureza muda e as águas se comportam de acordo com o volume e o clima.

Sempre há novas atividades e atrações turísticas, como trilhas e novidades inseridas a esta experiência. Afinal, não é à toa que Foz do Iguaçu é reconhecida como um dos melhores destinos turísticos de natureza e isso inclui os esportes de aventura.

Portanto, visitar o parque e admirar toda a grandeza das cataratas é uma experiência imperdível na vida de qualquer um. E o melhor: está cada vez mais acessível, com passagens e hotéis com melhor custo-benefício.

Cataratas do Iguaçu 

Cerca de 23,6 mil pessoas visitaram as Cataratas do Iguaçu no Carnaval de 2022.

Do total de visitação entre brasileiros e estrangeiros, 16.242 são brasileiros.

Selecionamos 8 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu que você vai adorar conhecer.

Vamos para elas?

1. O Rio Iguaçu e a incrível falha geológica

O rio que recebe as grandes cataratas é o Iguaçu. Ele nasce na Serra do Mar, no Paraná e, devido a uma falha geológica incrível, forma o sensacional fenômeno que conhecemos: as Cataratas do Iguaçu.

O rio percorre, portanto, muitos quilômetros em sua planície e nasce do encontro entre os rios Iraí e Atuba. Percorre pelo leste e oeste do Estado do Paraná, até se encontrar com o Rio Paraná. 

São, no total, 14 municípios que fazem divisa com o Parque Nacional do Iguaçu, todos rodeados por belezas naturais.

Um ponto bastante conhecido é a cachoeira do Goes, que faz parte do parque nacional e vale muito a pena conhecer.

Todas elas ficam próximas à Foz do Iguaçu e podem ser indicadas pelo receptivo turístico do Del Rey Hotel.

Cataratas do iguaçu

2. O desbravador das maravilhas

Conhecido como o “grande descobridor das maravilhas”, o espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca foi o primeiro homem branco a encontrar as Cataratas do Iguaçu, em 1542.

O descobridor, ainda abismado com a beleza do local, nomeou as quedas d’água como Cachoeiras de Santa Maria.

Como curiosidade, saiba que um restaurante, localizado no Marco das 3 Fronteiras, levou o nome de Cabeza de Vaca, em sua homenagem.

Mas, a história ligada às lendas não param aí. Além das Cataratas do Iguaçu serem consideradas a terceira maravilha do mundo, elas também fazem parte do folclore iguaçuense, sendo parte de uma grande lenda.

A grande lenda conta que dois índios apaixonados não puderam ficar juntos. Foram, portanto, amaldiçoados por um Deus Serpente gigante. Seu nome era M’Boi.

A tragédia teria dado origem às incríveis quedas das Cataratas do Iguaçu.

3. A criação do Parque Nacional

Primeiramente, é importante ressaltar que as cataratas ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu, uma área protegida brasileira, sendo uma Unidade de Conservação (UC) Federal. Criado em janeiro de 1939, por Getúlio Vargas.

Atualmente, o parque abrange cerca de 185 mil hectares, sendo considerada a maior área destinada à preservação da Mata Atlântica na América do Sul.

Também é palco do espetáculo das Cataratas do Rio Iguaçu, sendo moradia de espécies importantes da biodiversidade.

O parque mantém grande relevância ecológica, o que possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental.  Lá também são feitas atividades de recreação para quem quer ter contato com a natureza, assim como o turismo ecológico.

Parque Nacional do Iguaçu visto de cima


4. A nomeação das Cataratas do Iguaçu

Antes de mais nada, saiba que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) concedeu, ainda no ano de 1986, a distinção de Patrimônio Natural da Humanidade para as Cataratas do Iguaçu.

Como um todo, o parque é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do planeta. Já o Parque Nacional do Iguaçu, onde elas ficam, é também o segundo mais antigo do Brasil. E o maior fora da Amazônia.

O reconhecimento se deve à importância dos remanescentes de Mata Atlântica e pelo espetacular conjunto das quedas d’água que formam as Cataratas do Iguaçu.

É um dos recantos turísticos mais visitados do país e do mundo, sendo ainda referência internacional de gestão de áreas e parques protegidos.

O parque está assentado sobre o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas mundiais de água subterrânea. Entre suas muitas espécies de animais, algumas estão ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o jacaré-de-papo amarelo.  Outras são bastante raras, como a jacutinga, o gavião-real e o papagaio-de-peito-roxo. 

Os números oficiais impressionam. São 257 espécies de borboletas, 18 de peixes, 12 de anfíbios, 41 espécies de serpentes, oito de lagartos, 340 de aves e 45 de mamíferos.

A flora também é bastante diversificada: além de diversas orquídeas e bromélias, a área abriga espécies arbóreas de grande porte, tais como timbaúba, cedro, peroba-rosa, angico, canela, cabreúva, figueira-brava, pau-marfim e ipê. 

 

Pessoas visitando as Cataratas do Iguaçu

5. O título #CataratasDay

Para comemorar a nomeação como uma das 7 Maravilhas Naturais do mundo, título concedido em 11 de novembro de 2011, foi criado o #CataratasDay.

Nesta data é, portanto, celebrado um dia especial para a conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu.

Cataratas do Iguaçu

6. As visitações à uma das 7 Maravilhas 

As Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo, estão no segundo parque nacional mais visitado do país e um dos mais visitados do mundo.

Anualmente, ele recebe cerca de dois milhões de pessoas, ficando atrás somente do Parque Nacional da Tijuca, casa do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também considerado uma das sete maravilhas do mundo.

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939 e está na fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil. 

O local é, sobretudo, a maior reserva remanescente da Mata Atlântica.

É ainda o segundo parque mais visitado do Brasil, perdendo para o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

As Cataratas do Iguaçu recebem, anualmente, mais de 85 mil visitantes

Isso, segundo dados da Secretaria de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação de Foz do Iguaçu.

O número de visitantes no principal atrativo da fronteira teve aumento de 82% em novembro de 2021 na comparação com o mesmo período de 2020.

No período, 85.999 visitantes passarem pelo local, dos quais 91,5% eram brasileiros. Entre os visitantes nacionais, 40% eram do Paraná.

Para visitar o parque é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial, exclusivamente on-line, com escolha do dia e horário para o passeio. 

Cataratas do Iguaçu

7. As 275 quedas d´água

275 quedas d’água, de até 80 metros de altura, se formam nas Cataratas.

Lá, está o maior sistema de quedas d’água do Brasil e o segundo maior do mundo, tendo sido visitado por diversas personalidades mundiais.

A visita ao Parque Nacional do Iguaçu para ver as cataratas se tornou uma tendência nacional. A região já fornece ótima infraestrutura para estadia, alimentação e um acolhimento que torna a experiência ainda mais inesquecível.

Além das águas, atração principal, o parque é uma fonte de biodiversidade, fauna e flora. Não podia ser diferente, já que Iguaçu, na língua Guarani, significa: água grande.

As Cataratas do Iguaçu só perdem em número para as Cataratas do Niágara, nos Estados Unidos. 

Portanto, no ranking dos destinos imperdíveis estão:

  1. Petra (Jordânia);
  2. Ilhas Galápagos (Equador);
  3. Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta (Austrália);
  4. Delta do Okavango (Botswana);
  5. Parque Nacional de Yellowstone (Estados Unidos);
  6. Lago Bled, (Eslovênia);
  7. Cataratas do Iguaçu (Argentina-Brasil);
  8. Templos de Angkor (Camboja);
  9. Salar de Uyuni (Bolívia)
  10. Circuito de Annapurna (Nepal).

Cataratas do Iguaçu

8. Cataratas estão entre as 10 no ranking

As famosas quedas compartilhadas pela Argentina e Brasil estão entre as dez primeiras dessa lista.

Ela está na 7º posição, atrás do Lago Bled, na Eslovênia e à frente dos Templos de Angkor, no Camboja.

A visita às Cataratas do Iguaçu é uma experiência surpreendente., especialmente em épocas de cheia, entre os meses de abril e maio.

Já que a força e o ruído dos saltos, numa cadeia de centenas de cachoeiras com quase três quilômetros de extensão, ficam para sempre na memória dos visitantes.

E, para ficar ainda melhor, se você quiser dar um pulinho na Argentina, também é possível ver as cataratas. Por lá, a visitação é na cidade de Puerto Iguazú, na Província de Misiones.

O lado argentino e o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu ocupam a 7ª posição no ranking

Ranking se refere aos principais destinos a serem visitados por turistas.

Cataratas do Iguaçu do lado argentino

Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu são vendidos exclusivamente on-line no site

Novidade: Parque Nacional do Iguaçu terá teleférico e memorial a Santos Dumont

As novidades em Foz, especialmente em torno das Cataratas do Iguaçu, não param de ser anunciadas!

Segundo órgãos públicos, Parque Nacional do Iguaçu, de Foz, recebe, em 2022, um novo sistema de transporte e revitalização de acesso ao complexo.

O objetivo é ampliar o interesse de turistas pelo parque, já que, geralmente, quem chega no local busca conhecer apenas as cataratas.

A intenção, portanto, é direcionar as pessoas também a outros pólos bonitos e interessantes do parque, como é o caso do Rio Azul e das Ilhas do Iguaçu. 

 

Para completar a sua estadia em Foz, hospede-se no premiado Del Rey Quality Hotel

Certamente, o tradicional hotel de Foz do Iguaçu fica entre os favoritos dos viajantes do mundo , conquistando um dos prêmios do Travellers Choice 2021, do Tripadvisor, por isso. Portanto, é considerado uma ótima dica para incluir na sua próxima viagem à Foz do Iguaçu. 

Fica ao lado do Terminal de Transporte Urbano e próximo a restaurantes, mercados, padarias, farmácias e bancos.

Sobretudo, o tradicional Del Rey Quality possui fácil acesso aos pontos principais de Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina.

Além disso, tem piscina aquecida até às 21h e café da manhã em horário especial. Lá você também consegue ter ajuda na hora de comprar seus pacotes para passeios. 

 

Este post lhe ajudou a se inspirar ainda mais para visitar as Cataratas do Iguaçu?

Então não perca tempo e nos siga agora mesmo nas redes sociais! Assim, você não perde nenhum conteúdo como esse. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts relacionados