6 atrações para você aproveitar as férias de Verão 2022 em Foz do Iguaçu

Nas férias de Verão de 2022 em Foz, muitas atrações, já bastante exclusivas para os turistas, serão ainda mais especiais, pensadas na retomada do turismo.

As novidades são, portanto, imperdíveis para o início do ano. São muitos eventos pensados na diversão e nos negócios. Eles fazem parte do calendário oficial de Foz do Iguaçu. 

De antemão, veja quais são as 6 atrações que preparamos para você neste post. Elas foram escolhidas por oferecerem uma experiência única mesmo em Foz. 

Confira as atrações que você vai ler aqui:

1- Natal Águas e Luzes e Réveillon em Foz do Iguaçu

2-Compras no Paraguai

3-Passeios pela Usina Itaipu

4-Passeios pela Cataratas do Iguaçu

5-Dreams Park Show Foz do Iguaçu

6-Meditação no templo Budista Chen Tien

 

Férias de verão 2022 em Foz

 

O clima de calor, animação e hospitalidade encanta os turistas que chegam em Foz do Iguaçu. São brasileiros e gringos que chegam, todos os anos, de diversas partes do mundo, especialmente neste período de Réveillon e férias de verão

Nesta época, Foz, que é um dos principais pontos turísticos do Brasil, ganha novas e inusitadas atrações. Sendo considerado, portanto, um lugar necessário para se visitar no Brasil.

Paulistas, paranaenses, argentinos e paraguaios são maioria, no entanto, a cidade recebe gente do Brasil todo e também do mundo inteiro. Todos fazem a festa por lá. E por falar em festa: o clima de festa está no ar, com o O Natal Águas e Luzes e os pacotes de eventos para o Reveillon em Foz

Corra que ainda dá tempo! Porque janeiro segue inteirinho na temporada de programação oficial das férias do Verão de 2022. E o calendário ainda se estende para fevereiro e março, quando muitos aproveitam o período de Carnaval para explorar a natureza, curtirem os esportes radicais, as compras e a gastronomia internacional. 

Vale muito a pena escolher Foz para este período de “restart”. Sabe porquê?

Certamente, tudo começa pela beleza da natureza. Embora os lugares sejam, realmente, lindos, vale o destaque para as pessoas que nos recebem por lá.

Iremos te contar, direitinho, quais os motivos por essa busca por Foz como roteiro turístico e quais os atrativos imperdíveis.

Aliás, agrupamos as dicas em 6 atrações, mas são tantas! 

Você vai ver que, quando chega em Foz, uma atração se transforma em diversas. Desde a entrada de um museu ou show, que está encostadinho em outro, até o restaurante que resolveu escolher para conhecer. Há diversas opções

Tudo é surpreendente em Foz do Iguaçu e na fronteira com Paraguai e Argentina!

Então, como você, deve imaginar, o ano foi de muita expectativa para o setor de turismo e hospitalidade, assim como deve ter sido para você, mas a vida está se normalizando, com a retomada dos vôos e outras atividades, portanto, já podemos ir às compras e nos divertir um pouco com a família e amigos. 

Claro que respeitando os cuidados e regras sanitárias e fronteiriças. Especialmente após a abertura da fronteira da Argentina, vale a pena fazer as malas e aproveitar o melhor da Tríplice Fronteira. 

Afinal, nada melhor do que começar o ano passeando em 3 países de uma só vez!

Vamos para dicas de atrações!

1-Natal Águas e Luzes e Réveillon em Foz do Iguaçu

Itaipu iluminada - Verão 2022

O Natal Águas e Luzes, de Foz do Iguaçu, é um dos novos atrativos que você deve ter a oportunidade de conhecer nas férias de 2022. 

O evento é organizado pela Prefeitura de Foz e tem como apoiadores a Itaipu Binacional e o Fundo Iguaçu, entre outros. Aliás, a Usina Itaipu é um dos diversos pontos turísticos da cidade que passaram a ser iluminados, começando pela Praça da Paz, na Avenida JK, no Centro da cidade. Seu brilho azul encanta turistas e moradores.

O local fica próximo ao Del Rey Quality Hotel, premiado como um dos melhores e mais econômicos hotéis do Centro de Foz no Tripadvisor.

Pense que, se você comprar a experiência do Réveillon em Foz 2022, talvez num dos pacotes da parceira Loumar Turismo, com festa, passagem aérea e passeios com transfix (para não se preocupar com nada),  poderia aproveitar tudo isso. 

Só para ilustrar: você poderia ver todos os espaços de eventos iluminados e conhecer o projeto Natal Águas e Luzes na Terra das Cataratas, porque ele termina no dia 05 de janeiro.

Os grandes hotéis e resorts fazem grandes festas nesta época do ano, assim como outros espaços de eventos, atraindo pessoas de todo Brasil, também da região de Foz, reunindo  moradores de toda cidade, que ficam em Foz do Iguaçu para aproveitar a época.

Evento será recorrente 

O evento Natal Águas e Luzes tem a pretensão de ser recorrente e, assim, transformar a fronteira entre os três países (Brasil, Paraguai e Argentina) em destino internacional também da maior festa religiosa do planeta: o Natal.

Durante o Natal Águas e Luzes, há um toque de magia todos os dias, tomando conta das ruas e praças de Foz do Iguaçu. 

Isso porque o novo conceito de Águas e Luzes, do que o Natal de Foz foi presenteado neste ano de 2021, faz uma alusão às Cataratas do Iguaçu, que é a maior atração turística de Foz. Se deve também aos rios que banham a região e à própria Usina de Itaipu. 

Itaipu é, de fato, um dos principais pontos turísticos, além de ser líder mundial na geração de energia limpa e renovável do planeta. 

A lista da programação cultural e artística é bastante ampla e inclui shows com cantores famosos, balonismo, parada de Natal (desfile), apresentação da Banda Sinfônica do Exército, apresentações nos bairros com uma carreta palco, entre outras ações. E o melhor: todas as atrações são totalmente gratuitas.

A propósito, a iluminação cênica inédita da Ponte Internacional da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, faz parte do roteiro iluminado e encantado de Foz. 

Dessa forma, todos os elementos decorativos usam tecnologia com baixo uso de energia. São 35 dias de programação, que vai de 1º de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022. O calendário de eventos da cidade pode ser acessado aqui: www.natalaguaseluzes.com.br

2-Compras no Paraguai

Ponte da amizade - Verão 2022

Primeiramente, não tem como não citar esta como uma das principais e imperdíveis atrações do roteiro de viagem em Foz, especialmente neste período de compras, que envolve Natal e Ano Novo.

Ainda mais que é um período em que começamos a sair mais de casa e a viajar, precisando renovar a casa e o guarda-roupa, assim como receber as pessoas. Muitos aproveitam o Réveillon, que é muito famoso nos hotéis da cidade, e já levam a sua listinha de compras para a família inteira.

“Nas suas férias em Foz, você pode acordar e tomar um bom café da manhã no premiado Del Rey Quality Hotel, almoçar no Paraguai após as compras e jantar na Argentina”, garante o diretor do hotel, Jaime Mendes.

Quando o assunto é compras na Tríplice Fronteira (Brasil-Paraguai-Argentina), estamos nos referindo à Ciudad del Este, que recebe, diariamente, centenas de viajantes do mundo todo. Eles chegam em busca de mercadorias de qualidade e marca, por preços melhores. 

Se bem que, os turistas da linda Foz do Iguaçu também aproveitam para “dar um pulo” no Paraguai, já que apenas uma ponte divide uma cidade da outra. 

O Del Rey Quality Hotel fica, inclusive, perto da Ponte da Amizade e, por isso, montou um eBook e conteúdos com dicas de compras no Paraguai. São imperdíveis! 

Sem contar que, para os amantes de vinhos, a fronteira é um paraíso.

Em segundo lugar, bem próximo das lojas e shoppings onde fará as compras, você, sua família e amigos podem encontrar lugares em Foz e no Paraguai para explorarem a natureza, a gastronomia e muita cultura, com museus e cassinos. 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o tour pode ser usufruído com muito conforto, segurança e tranquilidade.

3-Passeios pela Usina Itaipu

Itaipu - Verão 2022

Aproveitando o novo evento criado no Natal de 2021 e Réveillon de 2022, damos destaque para a Usina Itaipu, com seus diversos passeios turísticos grandiosos e cheios de história. 

Entre os passeios disponíveis dentro do Complexo Turístico da Itaipu estão:

  • Circuito Especial de Itaipu

Neste passeio é exibido um breve filme sobre a construção da Usina. Ele fala sobre a história desde o início até os dias de hoje. O transporte é feito por meio do ônibus turístico da Itaipu, que vai até o centro, para que os participantes conheçam toda a estrutura.

  • Visita Panorâmica por Itaipu ou Circuito Panorâmico

O viajante é transportado de ônibus até a Itaipu Binacional. O trajeto tem três paradas: a primeira é no mirante da barragem: com loja de souvenirs, cafeteria e vista incrível para registro da imensidão da usina. 

Depois tem o mirante do vertedouro: quando aberto, é possível a usina hidrelétrica em funcionamento, uma experiência bastante incrível. Depois, ainda perto do vertedouro e pela crista da barragem, pode-se ver o lago de Itaipu e a grande obra que é a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

  • Iluminação da Barragem de Itaipu ou Iluminação noturna

Durante as noites são realizados espetáculos de luzes e cores, no vertedouro e na barragem da usina. 

A atração é bastante procurada por sua beleza, especialmente por ser uma experiência única, que une a iluminação da estrutura gigantesca e os sempre esperados fogos de artifício. Há períodos em que são realizadas palestras e degustação da gastronomia local.

  • Refúgio Biológico da Itaipu

É um lugar de preservação e conscientização sobre os animais na Tríplice Fronteira. O Refúgio Biológico Bela Vista dá abrigo para muitas plantas e animais desalojados pela criação do Lago de Itaipu. 

O passeio tem início no centro de visitantes e contorna o Canal da Piracema até o começo do Refúgio, seguido por uma caminhada de 2 km na trilha feita dentro da floresta nativa, com lições ambientais.

  • Ecomuseu de Itaipu

Também focado em educação ambiental, o local preserva a memória e a história da usina, com passeio realizado em torno de 1 hora. Dentro do museu há cinco salas que contam a história da região da tríplice fronteira desde o começo, na época da pré-história até a construção da gigantesca usina hidrelétrica. Lá há maquetes, painéis e materiais explicativos.

  • Porto Kattamaram

Com lojas, cafeteria, lá é feito o procurado passeio de barco, que pode ser feito de dia, mas o horário mais preferível é no fim de tarde, onde velejando nas águas do rio de Itaipu, pode-se apreciar um maravilhoso pôr-do-sol.

  • Itaipu Polo Astronômico

O Polo Astronômico fica dentro do Parque Tecnológico Internacional (PTI) de Itaipu e é um dos passeios oferecidos no local. Realizado de ônibus, um guia turístico fala, no trajeto, sobre as curiosidades da arte da observação do céu. 

O observatório, que fica no topo do edifício, é o primeiro local a ser visitado. Logo após, os grupos se deslocam para a observação dos telescópios e do museu Espaço Universo. Já no Planetário, que suporta até 73 pessoas por sessão, os visitantes contemplam um céu virtual. Uma sessão de projeções de luz finaliza o passeio.

A compra de ingressos para os passeios da Itaipu Binacional pode ser feita pela Loumar no receptivo do Del Rey Quality Hotel

4-Passeios pela Cataratas do Iguaçu

Cataratas do iguaçu - Verão 2022

Sem dúvida esta é a principal atração de Foz do Iguaçu, um lugar de beleza única localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Lá é, sem dúvida, um espetáculo à parte e orgulho dos moradores da cidade. 

Quem nunca esteve em Foz, sempre vai para as cataratas, para conhecer o que se vê em cartões postais juntamente com outras maravilhas do mundo. Quem já foi, pode optar também por um passeio diferente, já que há diversas formas de explorar essa maravilha, pelo lado brasileiro e argentino.

As curiosidades sobre as maravilhosas quedas são muitas e atraem turistas dos dois lados. Existem algumas trilhas e a que está ativa, atualmente, é a Trilha das Cataratas, tem 1,2 km de extensão e pode ser percorrida em cerca de 1h30. 

As Cataratas do Iguaçu é o maior conjunto de quedas de água, em extensão, do mundo. É visitada por milhões de turistas todo ano, sendo considerada, oficialmente, uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza.  

Veja bem: são 275 saltos dos mais variados tamanhos e o maior deles, com 80 metros de altura, chama-se Garganta do Diabo. O formato das cataratas é como uma ferradura, isso proporciona uma vista panorâmica e única pelo lado brasileiro. 

Saiba um pouco mais sobre a história das Cataratas

Em primeiro lugar, vamos para a etimologia da palavra. O nome Cataratas do Iguaçu se refere a estar no Rio Iguaçu, que é a fronteira do Brasil e Argentina na região, ou seja, você pode visitar as cataratas pelos dois lados da fronteira

As duas oferecem aos turistas vistas incríveis, em uma área verde com uma rica fauna e flora. Contam também com ótima infraestrutura, composta por passarelas, mirantes, lojas, lanchonetes, restaurantes e banheiros. É um passeio para todos os gostos.

As cataratas estão localizadas dentro de uma reserva de Mata Atlântica, o Parque Nacional do Iguaçu (P.N. Iguazú na Argentina) com seus 185 mil hectares do lado brasileiro e mais 65 mil hectares do lado argentino.   

Do lado brasileiro, o passeio começa pelo Centro de Recepção de Visitantes (CV). De lá saem os ônibus panorâmicos, que conduzem os visitantes pelo interior do Parque Nacional até o início das passarelas, de onde se observa as cataratas. Lá funciona das 8h às 17h podendo sofrer alterações em datas especiais.

Entre os possíveis passeios estão:

  • Circuito Cataratas

O circuito de cataratas é um passeio que se inicia na Avenida Brasil, onde as pessoas embarcam na red bus, o ônibus vermelho panorâmico do Iguassu CityTour. No trajeto, os guias falam sobre curiosidades e dados importantes sobre a região. 

A primeira parada no roteiro acontece no Parque das Aves, um atrativo fantástico para quem ama aves e nunca teve oportunidade de interagir com tucanos, araras e vê-los de perto, em seu habitat. A maioria dos pássaros foram resgatados. O parque fica na área do Parque Nacional e da Mata Atlântica. Depois, o redbus entra no Parque Nacional Iguaçu onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu. 

As passarelas possuem mirantes com vista das quedas. Ao final, uma passarela sobre a água leva ao mirante principal, com vista da Garganta do Diabo, a maior queda d’água das cataratas.

Considerado o melhor passeio em Foz do Iguaçu, porque a aventura é feita de barco pelas corredeiras do Rio Iguaçu, culminando num verdadeiro banho de cachoeira nas Cataratas do Iguaçu. O ponto de partida do passeio é no interior do Parque Nacional do Iguaçu, sendo um dos atrativos extras oferecidos aos turistas que visitam as Cataratas. 

A duração é de 2h, sendo dividido em três etapas: a primeira parte do trajeto é feita em veículo, com guia que explica sobre a fauna e flora do Parque Nacional. O passeio continua com uma pequena caminhada por uma trilha de madeira de 600m até chegar ao deck, onde os turistas recebem os coletes salva vidas para embarcar nos barcos bimotores, que levam rio acima, passando pelas corredeiras até as Cataratas do Iguaçu. 

Próximo às quedas, por exemplo, acontece uma parada para fotografias para em seguida finalizar com uma bela ducha nas Cataratas do Iguaçu. Simplesmente, uma experiência uau!!!

Isso mesmo! O Macuco Safari é uma das atrações mais almejadas, de tal forma que atrai turistas de todas as idades para a prática. E ainda oferece infraestrutura de guarda-volumes, banheiros, vestiários, lojas e serviços de filmagem e fotografias, para que você se sinta confortável e registre esse momento incrível e único.

5-Dreams Park Show Foz do Iguaçu

dreams park show - Verão 2022 Foz

O Dreams Park Show é também uma das importantes e fortes atrações em Foz do Iguaçu, para crianças e adultos. Não deixa, portanto, nada a desejar às atrações semelhantes dos parques de outros países, como os de Orlando e Nova York, nos Estados Unidos. Ele reúne muitas atrações em uma: Dreamland Museu de Cera, Vale dos Dinossauros, Dreams Ice Bar (Bar de Gelo), Maravilhas do Mundo e Dreams Motor Show. 

O lugar também propõe uma experiência que mistura sonhos, magia e diversão para todas as idades. Conhecido como Dreamland Foz do Iguaçu, esse apelido pegou mais como referência no Dreams Park Show por causa de um de seus principais atrativos, o Museu de Cera (Dreamland) e ficou sendo chamado, dessa forma, pelos habitantes de Foz e turistas.

O Museu de Cera em Foz do Iguaçu foi o primeiro atrativo do Dreams Park Show e lá existem mais de 100 esculturas de ceras no Dreamland Foz, retratando artistas, personagens famosos dos filmes, animações e músicos brasileiros e internacionais.

O outro atrativo é o Vale dos Dinossauros Foz do Iguaçu

O Vale dos Dinossauros Foz do Iguaçu tem um ar perfeito para quem sempre sonhou em conhecer os estúdios do filme Jurassic Park. Ao mesmo tempo que atrai aventura, seu ambiente é formado por trilhas vermelhas no chão, em uma floresta tranquila e aberta, com alto-falantes emitindo sons de natureza e a experiência de estar realmente numa floresta. 

Durante a trilha, é possível admirar os dinossauros eletrônicos, que emitem som e movimento de vários tamanhos e formas, sendo uma das atrações favoritas das crianças. Lá ficam o Tiranossauro-Rex, o Giganotossauro, Stegossauro, o Branquiossauro, o Tricerátopos, o Diplodoco, o Velociraptor, entre outros.

Já o Dino Adventure é uma experiência incrível para quem curte esporte de aventura, porque envolve adrenalina, arvorismo e tirolesa.

Existe lá também a atração Maravilhas do Mundo Foz do Iguaçu.  Neste atrativo, as famílias podem ver esculturas dos principais monumentos históricos criados no Planeta Terra, em tamanhos menores. 

Lá existem milhares de pontos turísticos famosos em forma de esculturas, como a Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Coliseu, Catedral de São Basílio, Tower Bridge, Grande Muralha da China, Monte Rushmore, Pirâmides do Egito, Casa Branca, Castelo da Cinderela (Disney), Ilha de Páscoa, Cristo Redentor e até uma réplica do 14-bis, criado por Santos Dumont.

Ainda no Complexo Turístico Dreams Park Show

Dentro do Complexo Turístico Dreams Park Show existe a atração Dreams Ice Bar, com impressionantes esculturas esculpidas em gelo. É considerado o maior bar de gelo do Brasil, com espaço estilo balada e com open bar. Existe também o Dreams Motor Show, feito para quem adora as clássicas Harley-Davidson, com bar temático, aérea de festas para até três eventos ao mesmo tempo. Há em torno de mais de 30 modelos clássicos da marca Harley-Davidson. 

A atração Super Carros propõe uma drive experience, em que o público experimenta a emoção e velocidade de pilotar uma supermáquina automotiva no Super Carros do Dreams Park Show.

O Dreams Park Show é um lugar cheio de atratividade para a família e todos os públicos.

6-Meditação no templo Budista Chen Tien

Budista Chen Tien - Verão 2022

O Templo Budista Chen Tien fica numa região de paisagem linda e alta da cidade de Foz do Iguaçu, onde pode se ter uma visão de parte do centro da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este (Paraguai). 

A beleza do local permite um contato mais próximo com a filosofia budista e mantém uma estátua de Buda de 7 metros de altura. 

Lá pode ser a oportunidade perfeita de começar a meditar. Pode ser feito também o passeio pelo templo, uma caminhada bastante silenciosa, enquanto são contempladas estátuas e jardins grandiosos.

Se você ainda não se convenceu de vir para Foz, você só pode estar brincando! Fale com a gente.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?