Retomada da malha aérea deve aquecer o turismo na tríplice Foz do Iguaçu, Argentina e Paraguai

turismo em Foz do Iguaçu

A retomada do turismo em Foz do Iguaçu foi anunciada com muitas ações, no período de setembro a dezembro de 2021, quando a cidade espera receber novamente os turistas que apreciam seus espetáculos naturais e tantas opções de passeios, compras e lazer. O aquecimento do setor se deve, principalmente, à retomada da malha aérea até a cidade, dando acesso à tríplice fronteira, com Argentina e Paraguai. As fortes campanhas de vacinação, abertura da fronteira da Argentina para os turistas e retorno da iluminação da barragem em Itaipú se somam às boas notícias. 

turismo em Foz do Iguaçu

As parcerias entre hotéis e pontos turísticos, ambos premiados pelo TripAdvisor para manter o favoritismo de Foz entre os turistas, também foram ações importantes nos anos de 2020 e 2021.

Segundo dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), até o mês de julho deste ano, a movimentação de voos alcançou, aproximadamente, 45% do volume de voos do ano de 2019 (ano sem impacto da pandemia). A estimativa é que esse volume continue crescendo nos próximos meses. 

A partir do início da abertura da fronteira com a Argentina, no fim de setembro e outras ações, Foz voltou a respirar economicamente e os hotéis a receberem novos e antigos turistas, em busca de um respiro e novas experiências. Com o maior fluxo de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu a movimentação na cidade também tem sido ainda maior. 

piscina aquecida hotel Del Rey -turismo em Foz do Iguaçu

A companhia aérea que mais atua no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, atualmente, segundo a Infraero, é a Azul Linhas Aéreas. Apesar de ainda não haver previsão de retorno dos voos internacionais, o aeroporto que tem a maior pista do Sul do Brasil, disse que já está preparado e com infraestrutura adequada para este tipo de operação. 

Ainda segundo informações da Infraero, os destinos mais frequentes do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu são as cidades de Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Campinas e São Paulo, com voos diretos e mais econômicos. Isso analisando o comparativo de voos em Foz do Iguaçu em 2020 (ápice da pandemia) até agora, outubro de 2021.

Retomada do turismo em Foz do Iguaçu se deve a período em casa e sem viagens

Naturalmente, desde meados de março de 2020, o mundo parou e as pessoas passaram a ficar em casa. Trabalhos, escolas e muitas viagens foram suspensas. Agora, após as vacinações avançadas no país e a pandemia dando uma trégua, a rotina das pessoas parece começar a voltar ao normal e, assim também, o retorno das viagens, tanto de trabalho quanto de lazer.

Falou em viagem, pensou em Foz do Iguaçu, que reúne um roteiro dinâmico e completo, para todas as idades e em todas as estações do ano, englobando experiências tanto nacionais quanto internacionais. 

Cataratas do Iguaçu - turismo em Foz do Iguaçu

E como viagens deste tipo remete a voos, foi feito um comparativo pela Infraero, considerando a quantidade de voos e decolagens no Aeroporto de Foz do Iguaçu do primeiro semestre de 2020 com o primeiro semestre de 2021. 

Aproveitamos e trazemos aqui para você ficar por dentro de tudo:

  • No primeiro semestre de 2020 foram 5.943 pousos e decolagens no aeroporto de Foz do Iguaçu;
  • No primeiro semestre de 2021, foram 6.030 pousos e decolagens no mesmo aeroporto.
  • Aumento foi de aproximadamente 1,46% na movimentação de voos.

Apesar dos números não demonstrarem  um número significativo, já é um sinal de alívio para o turismo da cidade, especialmente hotéis, pontos turísticos e estabelecimentos comerciais, que dependem e sobrevivem da interação com públicos externos.

 

A cidade de Foz do Iguaçu está, portanto, com boas expectativas com a retomada do turismo, e consequentemente da retomada da malha aérea.

  Infraero informou que a expectativa de movimentação para a alta temporada de fim de ano deverá ser divulgada em novembro, pois depende de confirmações de vendas de passagens e malhas aéreas das companhias aéreas. Mas ela parece ser alta, se isso depender do setor de turismo, com a notícia de que a Argentina autoriza os brasileiros brasileiros vacinados a entrarem, entre outros incentivos. Como, por exemplo, as novas rotas e voos extras no Aeroporto de Foz do Iguaçu.

fronteira Brasil - Argentina

Para impulsionar ainda mais a retomada turística na região, várias companhias aéreas estão anunciando voos extras e diretos na cidade, além de várias promoções.

 

Voos diretos e promoção de passagens aéreas saindo de Foz do Iguaçu

Florianópolis e Foz do Iguaçu estrearam voo regular no mês de setembro, operado pela Azul Linhas Aéreas. Trata-se de um voo inédito, pois a rota só era disponível na alta temporada. Desde então, estão sendo feitos três voos semanais entre os destinos turísticos. 

O Aeroporto de Foz do Iguaçu também vai contar com voo direto para Salvador na alta temporada, entre outros novos voos ofertados pela companhia aérea Azul. As operações começarão a partir de 17 de dezembro deste ano.

Além de toda a iniciativa por parte das companhias, Foz do Iguaçu vai integrar a retomada do programa Voe Paraná, considerado um dos maiores programas de aviação regional do país, que foi retomado também no fim de setembro, após um ano e meio suspenso devido a pandemia.

O programa Voe Paraná mantinha voos regulares em parceria com a Gol e Two Flex, mas precisou ser suspenso em março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19.

A Latam também confirmou um incremento no número de voos partindo de Curitiba, com mais sete destinos.

De acordo com o portal de aviação Aeroin, o Paraná terá 14 aeroportos modernizados nos próximos anos. Inclusive o aeroporto de Cascavel e Umuarama. Entre recursos do Governo do Estado, União e iniciativa privada, os investimentos passam de 1,5 bilhão de reais.

A cidade de Foz do Iguaçu está positiva em relação aos voos, considerando os últimos feriados, como o da Independência do Brasil, em 7 de setembro, sendo que é o principal meio de os turistas irem até a Terra das Cataratas. 

E se o assunto são as boas notícias, há outra que vale a pena ser ressaltada: o anúncio do teste de covid-19 gratuito para iguaçuenses na aduana argentina.

De acordo com o Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, o teste de covid-19 realizado na aduana argentina será gratuito aos moradores de Foz do Iguaçu.

Inicialmente, eram cobrados 3 mil pesos ou 150 reais para realizar o teste e ingressar no país vizinho. A partir de outubro, o secretário afirmou que este valor não será mais cobrado para a realização do teste. A medida visa incentivar o aumento da procura para atravessar a fronteira argentina.

 

A fronteira argentina reabriu em setembro mediante protocolos

A partir do dia 1º de outubro, a Argentina liberou a entrada de viajantes brasileiros e outros países vizinhos pela fronteira aérea. Mas ainda sim, são exigidos alguns protocolos para evitar a disseminação da covid-19. Como o esquema de vacinação completo. A autorização é para residentes e nacionais de países que fazem fronteira com a Argentina.

 

Os protocolos para entrada de brasileiros na Argentina são:

  • Teste PCR feito em até 72h antes de entrar. Se a estadia no país for por mais de 5 dias, é preciso realizar outro teste PCR. As crianças também podem entrar acompanhadas dos pais, mas por não estarem vacinadas precisam fazer quarentena.
  • Segunda dose da vacina aplicada a pelo menos 14 dias para poder ingressar, sem a necessidade de quarentena;
  • Preencher documento de migraciones na aduana.

Agora que você já sabe que a sua vida vai melhorar e você pode ir conhecer lugares que adiou até hoje, como Foz do Iguaçu e Argentina, saiba onde se hospedar.

 

Hotel de Foz do Iguaçu fica entre os favoritos dos viajantes do mundo todo

O Del Rey Quality Hotel conquistou um dos prêmios do Travellers Choice 2021, do Tripadvisor. E sabe porquê?

Travelers Choice Tripadvisor 2021

Porque o Del Rey Quality Hotel tem uma história de 35 anos de atuação em Foz do Iguaçu, oferecendo aos seus hóspedes a melhor experiência possível na Terra das Cataratas. Isso é tão verdadeiro, que foi reconhecido pelos próprios turistas, que votaram no Tripadvisor.

 

Lá há mais de 90 apartamentos, para garantir todo o conforto e comodidade a você e sua família, amigos, com opções para até quatro pessoas. Ideal para uma viagem em família, tendo toda a segurança necessária e exigida através dos protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

 

Todo esse serviço oferecido, além de café da manhã com horário especial (desde às 3 horas da madrugada) e piscina aquecida, fez com que o Del Rey Quality Hotel fosse reconhecido em 2021 pelo Tripadvisor, um dos mais conceituados sites de turismo do mundo, como um dos hotéis vencedores do Travellers Choice Awards.

 

O Del Rey Hotel está no hall da fama do Tripadvisor, conquistando prêmios e reconhecimentos desde 2011. Nos dois últimos anos, em 2019 e 2020, o Del Rey Quality Hotel também recebeu o Prêmio Qualidade do Turismo do Paraná, oferecido pelo Sebrae e é um dos únicos a ter o certificado de três estrelas do Ministério do Turismo.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice (antigo Certificado de Excelência) a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no portal Tripadvisor.

 

Café da manhã, piscina aquecida e conforto a preço econômico

turismo em Foz do Iguaçu

Um dos diferenciais do Del Rey Quality Hotel é o café da manhã. Os mais de 85 itens oferecidos começam a ser servidos às 3h e vão até as 10h. O motivo é para atender hóspedes que tenham voos programados para as primeiras horas do dia e possam sair do hotel tomando o café da manhã, sem que precisem pagar preços abusivos por este serviço.

O hotel mantém na sua recepção um receptivo para os turistas com os passeios, operados pela Loumar, empresa parceira também premiada pelo Tripadvisor. A operadora de turismo de Foz do Iguaçu, ganhou o prêmio Travellers’ Choice 2021 do TripAdvisor pelo quarto ano consecutivo, com base em avaliações e comentários do portal. 

Por mais desafiador que tenha sido o ano passado, a Loumar se destacou por continuamente agradar os viajantes. A conquista celebra empresas que oferecem experiências fantásticas de forma consistente para turistas em todo o mundo, tendo recebido ótimas avaliações dos usuários do Tripadvisor nos últimos 12 meses.

Outra marca registrada do Del Rey Quality Hotel é a vista panorâmica da cidade de Foz do Iguaçu no terraço, ideal para ver um lindo pôr do sol na tríplice fronteira, beber drinks especiais e também relaxar. 

Mesmo durante o inverno é possível aproveitar a piscina do estabelecimento, pois ela é aquecida a uma temperatura de 30ºC. O hotel também possui salão de jogos com sinuca, pebolim, video-game, entre outros.

Os apartamentos possuem fechaduras eletrônicas, cofres, frigobar, televisão, ar-condicionado quente e frio, mesa para trabalho e muito mais. 

O Del Rey Quality Hotel fica na Rua Tarobá, 1020, centro, próximo ao Terminal de Transporte Urbano, de supermercados, restaurantes e casas de câmbio. 

O Del Rey Quality Hotel oferece localização privilegiada no Centro de Foz do Iguaçu, próximo ao terminal de ônibus, mercados, bancos, restaurantes e farmácias. Fácil acesso aos principais atrativos turísticos e lojas Dutty Free de Foz do Iguaçu. Desfrute o melhor da Tríplice Fronteira aqui! Conheça mais o hotel.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?