Foz do Iguaçu receberá museu internacional de arte em parceria com o Centro Pompidou

O Brasil será o primeiro país da América Latina a estabelecer um convênio com o Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, de Paris, na França. Mais especificamente, Foz do Iguaçu que receberá museu internacional de arte em parceria com o Centro Pompidou.

Além disso, o projeto arquitetônico do museu será motivo de um concurso público de projeto em 2023. Ainda não se sabe em qual terreno o museu vai se instalar, mas a área será de 10 mil m².

Um novo conceito de arte em Foz do Iguaçu

Uma equipe técnica do Centro Pompidou participará de rodadas de discussões com uma equipe paranaense, ainda a ser formada, sobre as necessidades e a conceitualização do espaço. Essa fase está prevista para durar dez meses. 

Marc Pottier, coordenador internacional do projeto, afirma que “Além do projeto do museu, é muito importante esse intercâmbio. Temos alguns artistas brasileiros expostos na França. E esse intercâmbio vai ser muito importante no futuro.”

“O Pompidou gosta muito do Brasil e a resposta de Foz do Iguaçu sempre foi muito positiva”, disse, Marc Pottier.

Importância do Museu

Para o governador, um museu internacional é sempre uma iniciativa de vanguarda. Ele irá fomentar ainda mais o turismo na região, acrescentando o foco cultural em uma visita intensamente procurada por brasileiros e estrangeiros.

 “Estamos há dois anos e meio negociando e conseguimos. Agora assinamos esse acordo, que será uma transformação e uma grande versão do Pompidou na América Latina. A cultura será um indutor do turismo, porque as visitações de museus movimentam bilhões de dólares no mundo. É a cereja do bolo para Foz do Iguaçu”, comemorou o governador. 

Sobre o Pompidou 

Quase desconhecidos na época, os arquitetos Gianfranco Franchini, Richard Rogers e Renzo Piano, hoje aclamados internacionalmente, chocaram com um projeto tecnológico que virava a construção do avesso, deixando as estruturas aparentes e o interior livre para a arte.

E assim nasceu o monstro de Paris. Esse foi o apelido do centro logo após sua construção em 1977. 

O exoesqueleto feito de vidro, de tubos e cabos de aço permite identificar claramente a função de cada elemento do edifício por meio da cor. 

Um dos maiores museus europeus de arte moderna

Entre as diversas instituições que abriga, o Pompidou sedia o Museu Nacional de Arte Moderna, um dos maiores museus europeus de arte moderna e contemporânea, com mais de 60 mil obras.

Hoje, o Centro Pompidou de Paris é um complexo cultural efervescente que abriga biblioteca, ateliê de escultura, cinema, dança e centro de música e estudos acústicos. 

Além da sede francesa, o Pompidou possui “antenas”, como são chamadas suas unidades, na Bélgica, Espanha e China. 

Certamente, os amantes da arte estão ansiosos que Foz do Iguaçu receberá museu internacional de arte!

Agora, se você está planejando sua viagem para Foz do Iguaçu e gosta de conhecer novos museus, poderá aproveitar o maior museu de cera da América Latina.

Museu de Cera Dreamland 

O Dreamspark Show é um complexo ótimo também para a diversão das crianças e dos adultos! Assim como em outros países, o de Foz é um centro com várias atrações diferentes, do grupo Dreamland.

Talvez você não tenha tido a oportunidade de conhecer um ou tenha gostado muito, fora do país, mas saiba que o Museu de Cera Dreamland é o maior do gênero no Brasil, tendo uma unidade incrível em Foz. 

É comparado a outros dos Estados Unidos e Europa, com acervo de mais de 100 estátuas em tamanho real, distribuídas em 17 cenários diferentes. 

Entre os retratados estão os papas João Paulo II e Francisco, Homem Aranha, Madonna, Charlie Chaplin, Neymar, Jack Sparrow, entre outros personagens. Muito legal para registros fotográficos e diversão, tanto para crianças quanto adultos.

Essa nova atração se reunirá a outras incríveis atrações que Foz possui. Entre elas estão:

Cataratas do Iguaçu

De antemão, as Cataratas do Iguaçu, que foram eleitas uma das 7 Maravilhas da Natureza, tamanha sua grandiosidade e imponência, portanto é um ponto turístico obrigatório na viagem!

As cataratas são formadas por 275 quedas de água, no Rio Iguaçu, localizado bem na fronteira entre o Brasil e a Argentina.

Por fim, é possível contemplar este deslumbrante atrativo turístico dentro de um barco: o Macuco Safari. E também dá para assistir às Cataratas de helicóptero ou por meio de uma das trilhas, algumas mais leves e outras mais pesadas. É possível explorar essa exuberância da natureza pelo lado brasileiro e também o argentino.

Marco das Três fronteiras

Se busca um lugar super charmoso e único, o Marco das Três Fronteiras é o destino certo! Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, o Marco das 3 Fronteiras é uma atração turística em Foz do Iguaçu.

Além de um belíssimo mirante, com vista para os outros dois países, você ainda poderá ver um pôr do sol magnífico!

No Marco você encontra praças, restaurante, lanchonete, loja de souvenirs, apresentações de dança, e um obelisco com show de luzes e água, que representa os 3 países. Imperdível!

Parque das Aves

As famílias que viajam com crianças não irão se decepcionar ao visitar a Terra das Cataratas. Até mesmo aquelas pessoas que não dispensam um contato próximo com a natureza.

Parque das Aves, que possui mais de 1300 espécies de aves e répteis, incluindo algumas ameaçadas de extinção.

Além disso, é o maior viveiro de aves da América Latina e fica logo em frente à entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Um espaço com 16 hectares de Mata Atlântica restaurada, com centenas de espécies.

Desde 2017, o local se tornou um Centro de Conservação Integrada de Espécies de Mata Atlântica, que atua na conservação, pesquisa e educação, com foco no bem-estar animal. Muitas aves que lá estão foram resgatadas.

O passeio pelo Parque das Aves é feito por uma trilha de 1,5 km, com calçada e de fácil acesso, apesar de ser feito em meio à exuberante Mata Atlântica. Você não pode perder esse passeio.

Por fim, esperamos que tenha gostado dessas dicas, e se já está planejando sua viagem a Foz do Iguaçu, não deixe de se hospedar no Del Rey Quality Hotel! Um dos melhores hotéis de Foz pelo melhor custo x benefício!

Garanta sua reserva pelo Whatsapp e ganhe 10% de desconto!

Saiba mais!

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?