Quando ir a Foz do Iguaçu? Descubra agora e aproveite!

Você já escolheu seu destino, mas ainda não sabe muito bem qual é a melhor época para visitá-lo. Se estiver pensando em quando ir a Foz do Iguaçu, veio ao lugar certo! A verdade é que a cidade recebe visitantes durante o ano inteiro — ou seja, é uma questão que dependerá totalmente de suas necessidades.

Pensando nisso, separamos algumas características do clima em Foz do Iguaçu durante todas as estações do ano para que você possa escolher a época que lhe atenderá melhor. Continue a leitura deste artigo para aproveitar ainda mais sua viagem e ter momentos inesquecíveis!

O clima em Foz do Iguaçu

A região costuma ter temperaturas médias anuais que variam entre 18 °C e 22 °C. No entanto, no Parque Nacional do Iguaçu, a máxima já chegou aos 40 °C no verão e a mínima variou entre 0 °C e 4 °C no inverno. Acompanhe, a seguir, como são as estações na cidade.

Verão

Marcado principalmente por dias de céu azul e muito sol, o calor pode chegar a ser extenuante, sendo necessário ter um bom ar-condicionado para aliviá-lo à noite. O mês de janeiro é o que tem as temperaturas mais altas.

Inverno

Julho é o mês mais gelado, e a temperatura média dessa estação é de 18 °C. As manhãs e as noites são mais frias, enquanto a tarde tem o clima mais ameno. No período entre o fim do inverno e o início da primavera, há dias mais quentes e nublados.

Primavera e outono

Nessa época as temperaturas ficam mais agradáveis e a cidade tem menos movimento. Na primavera, os dias são ensolarados, com o que chamam de céu de brigadeiro, e a paisagem bastante verde. Há períodos chuvosos, porém são sempre seguidos de dias com o céu limpo e azul. O outono costuma ser quente e ensolarado.

A alta temporada

Foz do Iguaçu recebe seu maior número de turistas em julho, dezembro e janeiro, que são os meses de férias. Há aqueles que também gostam de visitar a cidade durante os feriados nacionais, que se apresentam como uma boa oportunidade de fazer passeios pelos parques.

Vale ressaltar que, se você escolher ir nessa época, é bom se preparar para as longas filas e para cruzar com bastante gente pelas trilhas — uma vez que o volume de pessoas circulando pela região é bem alto.

As Cataratas e as estações

Antes de visitar as Cataratas do Iguaçu, é bom pensar em como você gostaria de ver as quedas d’água. Elas são um espetáculo durante todo o ano, mas seu volume varia de acordo com as estações. Nos meses de junho, julho e agosto (inverno), a incidência de chuvas é baixa e, por isso, é possível ver as águas mais definidas.

Se preferir apreciar as quedas d’água em seu potencial máximo, prefira ir no verão: entre dezembro, janeiro e fevereiro. No entanto, em outubro também costuma chover bastante devido ao aumento de temperatura depois do inverno.

Vale ressaltar que é necessário ter cautela com as visitações em dias mais chuvosos, já que é aconselhado não fazer os principais passeios — o volume de água não permite a devida apreciação das Cataratas.

Lembre-se de que toda viagem requer um planejamento antecipado, ainda mais em um destino como esse. Como se pode perceber, é necessário levar vários detalhes em conta para que sua viagem flua da melhor maneira possível. Temos certeza de que, com nossas dicas em mãos, ficará mais fácil saber quando ir a Foz do Iguaçu.

E então, curtiu este artigo? Aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais para que eles também conheçam melhor as características climáticas da região!

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?