Vai viajar? Confira dicas de segurança para despachar a sua bagagem!

Bagagem despachada

Quem não gosta de viajar, não é mesmo? Conhecer novos destinos ou retornar para nossos lugares preferidos é uma ótima maneira de relaxar e colecionar boas memórias. 

No entanto, a viagem dos sonhos pode se tornar um pesadelo antes mesmo da chegada ao destino por conta do temido extravio de bagagem.

O problema, que assusta muitos viajantes, é mais comum em viagens com conexão (mudança de avião), mas pode acontecer em voos sem escalas.

Diversos problemas ocasionam o extravio de bagagens e, seja qual for o motivo da perda, a situação causa muitos transtornos aos passageiros.

O setor da aviação vem adotando medidas para reduzir ao máximo esse tipo de incidente, mas o cenário ainda está muito longe do ideal. 

De acordo com dados do último levantamento da Sita – Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas -, divulgados em 2022, a taxa global de bagagens extraviadas teve alta de 24% no período anterior. 

O relatório deste ano ainda não foi divulgado, mas não é incomum encontrarmos pessoas relatando problemas, então é melhor se precaver com algumas dicas valiosas para aumentar a sua segurança ao despachar bagagens. 

Quer saber quais são elas? Então acompanhe esse artigo até o final que o Del Rey Quality Hotel te conta como evitar problemas. Veja só!

Dica 1: Identifique corretamente a sua bagagem

Parece óbvio, mas não custa lembrar que uma bagagem corretamente identificada tem chances consideráveis de não ser extraviada ou, ainda, de retornar para o proprietário mais facilmente mesmo se ocorrerem problemas. 

Preencha atentamente etiquetas com nome, telefone e e-mail e fixe-as à mala, de forma que não se soltem facilmente.

Identificação de bagagem

Além da identificação fornecida pela companhia aérea, invista em tags de mala. Você pode encontrar o item à venda em lojas de bolsas e mochilas.

Outra opção é personalizar sua mala com chaveiros, adesivos, fitas e outros acessórios que a destaquem das demais.  Assim você não corre o risco de alguém pegar a sua bagagem por engano e também consegue identificá-la mais facilmente em meio a uma infinidade de outras malas no momento da restituição de bagagem. 

Dica 2: Invista em dispositivos localizadores 

Atualmente, existem diversos dispositivos localizadores disponíveis no mercado, como as Airtags, da Apple.

Utilizando a rede de localização global e o Bluetooth, o aparelho indica, em tempo real, onde estão os objetos aos quais foi acoplado.

Com dados atualizados sobre a movimentação da mala, se necessário, o passageiro pode ajudar a companhia no processo de restituição após extravio. E o melhor: o acompanhamento pode ser feito diretamente na tela do celular.

Localização por Airtag

Embora essa seja uma boa forma de manter o controle sobre sua bagagem, vale um adendo: a localização pode sofrer delay durante o voo., por conta da recomendação de que dispositivos eletrônicos permaneçam no modo avião.

No entanto, se isso ocorrer, não é necessário se preocupar, pois o problema é facilmente resolvido quando o avião pousa e os celulares, computadores e tablets podem voltar a funcionar. 

Dica 3: Grave a sua mala

Gravar vídeos do conteúdo da sua mala é uma excelente forma de evitar maiores problemas em caso de malas extraviadas. 

É claro que o arquivo de mídia não é capaz de impedir que sua bagagem se perca, mas o registro pode ser um grande aliado na conferência dos pertences. 

Pertences na mala de viagem

Logo, se algum item for perdido ou danificado durante o extravio da bagagem, você terá como provar seu estado inicial e solicitar os reparos cabíveis. 

Além disso, se for necessário acionar instâncias judiciais para resolver a situação, o vídeo também pode servir como prova a favor do viajante.

Se possível, faça a gravação já dentro do aeroporto, para que não haja dúvida sobre o conteúdo que foi entregue à companhia aérea.

Nesse caso, apenas tenha atenção ao momento da gravação, pois em determinadas áreas do aeroporto não é permitido o uso de telefones celulares. 

Dica 4: Declare itens de alto valor à companhia aérea

No caso de viagens com itens de alto valor na bagagem despachada, é importante fazer a declaração de inventário.

Verifique essa possibilidade junto à companhia aérea responsável por sua viagem, pois cada empresa tem uma política diferente e é sempre melhor estar bem informado. 

Itens de alto valor

Na maior parte dos casos, a declaração deve ser feita com alguma antecedência e o valor declarado precisa ser comprovado por meio de documentos. 

É importante reforçar também que a recomendação é carregar itens como celulares, cartões, computadores e joias em sua bagagem de mão, garantindo que estejam sempre sob sua guarda e seguros.

Dica 5: Tenha cuidado também com sua bagagem de mão

Por falar em bagagem de mão, vale a pena cuidar também da segurança e identificação dos itens não despachados. 

Em alguns casos, como voos lotados, a companhia aérea pode oferecer despacho de bagagem gratuito, reduzindo problemas com a falta de espaço nos bagageiros de dentro da aeronave. 

Bagagem de mão

Por isso, embora a ideia seja manter a bagagem de mão sempre próxima a você, invista na identificação e segurança da mala, com etiquetas, tags e travas, evitando assim maiores transtornos. 

Minha bagagem foi extraviada, e agora?

Se o pior acontecer e sua bagagem se perder, nada de desespero. Sabemos que esse é um momento delicado, mas é preciso calma e atenção para resolver o problema o mais rápido possível. 

Antes de mais nada, procure o balcão da companhia aérea responsável pelo seu voo e solicite o preenchimento do RIB – Registro de Irregularidade de Bagagem, conforme a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O documento informa que a mala foi perdida e dá início às buscas. O tempo de procura pode ser de até 7 dias para voos domésticos e 21 no caso de viagens internacionais.

Ainda de acordo com a regulamentação, o passageiro que tiver sua mala extraviada tem direito a receber da empresa aérea ressarcimento por gastos emergenciais.

O limite do reembolso é definido por cada companhia e somente é aplicável a passageiros que estiverem fora de seus domicílios. 

Caso a bagagem não seja encontrada e entregue no prazo, a empresa deve indenizar o passageiro, que também pode buscar na justiça seus direitos pelos danos morais e materiais causados pelo ocorrido. 

Garanta uma viagem ainda mais tranquila se hospedando no Del Rey Quality Hotel

Com todas essas informações e dicas, esperamos que sua viagem seja tranquila, sem nenhum problema que coloque em risco seus planos de diversão.

Vale lembrar que, para ter uma viagem inesquecível, além dos cuidados com as bagagens, é importante escolher uma boa hospedagem. Afinal, nada melhor do que ter  conforto e bem estar.

Tudo isso e muito mais você encontra aqui, no Del Rey Quality Hotel! Estamos localizados na região central de Foz do Iguaçu, com acesso fácil às principais atrações da cidade, bem como à Ciudad del Este, no Paraguai, e à Puerto Iguazú, na Argentina. 

Ao todo são 91 apartamentos confortáveis e bem equipados, e nossos hóspedes podem desfrutar também de comodidades como um café da manhã delicioso e piscina aquecida no terraço, com vista panorâmica da cidade.

Saiba mais sobre nossas acomodações entrando em contato conosco. Será um prazer ter você por aqui!

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?