Complexo Turístico Itaipu: Conheça as Opções de Passeio na Maior Usina Hidrelétrica do Mundo

Um feito histórico da construção humana está localizado em Foz do Iguaçu. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é conhecida como uma das maiores obras da engenharia moderna, sendo a maior hidrelétrica em produção de energia do mundo inteiro, e que até 2012 era a maior em tamanho também.

A grandeza do complexo permite uma imersão surpreendente – a experiência de se sentir tão pequeno frente à gigantesca obra é uma sensação única! Por esse e outros motivos é que a Itaipu Binacional se tornou um dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu!

São várias as opções de passeios que percorrem os setores de engenharia, tecnologia, natureza e meio ambiente, além de mostrar os trabalhos pelo resgate histórico cultural da região.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os passeios da Itaipu?

Itaipu Panorâmica

Uma ótima opção para quem gosta de flexibilidade, passeios ao ar livre e para quem gosta de fazer boas fotos. O tour panorâmico tem duração de aproximadamente 2 horas e saídas do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu a cada 30 minutos.

Vista da Barragem de Itaipu

Todo o trajeto é feito em um ônibus panorâmico com capacidade para 65 pessoas. Os pontos de parada são: lago do reservatório de Itaipu, barragem, mirante central, vertedouro, entre outros pontos dentro do Complexo Turístico de Itaipu.

>> Leia também: Roteiro de 4 Dias: O que Fazer em Foz do Iguaçu com Crianças

Itaipu Especial

O passeio perfeito para conhecer todos os detalhes da usina! No Itaipu Especial, os visitantes têm um acesso muito mais completo à estrutura interior da Hidrelétrica de Itaipu, passando por observatórios como o rotor de uma das unidades geradoras de energia e a sala de comando central da usina, por exemplo.

A idade mínima para fazer este passeio é 14 anos e é exigido que todos os participantes usem sapatos fechados e sem salto e roupas com comprimento abaixo dos joelhos. A visita tem duração de 2h30 e precisa ser agendada com antecedência.

Itaipu Ecomuseu

Podendo ser feito em cerca de 1 hora, o tour no Ecomuseu de Itaipu conta com um acervo interativo e também mostra a história da usina com fotografias, peças e objetos da época em que Itaipu foi construída.

O museu possui também uma maquete de 76 metros quadrados que recria a região da fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A peça está instalada sob um piso de vidro de três centímetros de espessura e é uma das maiores do país. Para quem não pode participar do passeio Itaipu Especial, essa é uma ótima opção para conhecer mais detalhes sobre a usina.

Itaipu Refúgio Biológico

No Complexo de Itaipu os turistas também têm a oportunidade de conhecer o Refúgio Biológico Bela Vista – uma unidade de proteção criada com o objetivo de preservar a fauna e a flora local desde a formação do reservatório da usina.

Onça no Refúgio Biológico Bela Vista

São cerca de 2 km a serem percorridos em meio à floresta nativa. Os visitantes poderão ver de perto jaguatiricas, quatis, jacarés e espécies de cobra, além dos mais de 960 gêneros de plantas.

Outras opções de passeios do Complexo Turístico de Itaipu:

  • Itaipu Polo Astronômico
  • Itaipu Kids
  • Itaipu Iluminada
  • Itaipu Kattamaram

Dica extra: é possível comprar ingressos para todos os passeios antecipadamente pelo site oficial da Itaipu Binacional. A maioria dos passeios do complexo possui vagas limitadas, então vale a pena se programar e adquirir as entradas com antecedência.

E aí, gostou das dicas? Agora é só programar sua viagem para Foz do Iguaçu!

Imagens: Flickr (Deni Williams), Flickr (Zig Koch – MTUR), Flickr (Zig Koch – MTUR)

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?