Roteiro de 4 Dias: O que Fazer em Foz do Iguaçu com Crianças

Viajar em família exige planejamento, organização e a seguinte análise: “esse programa vai agradar a todos?”. Crianças e adolescentes estão sempre no foco dessa resposta, pois têm tendência a se entediar com facilidade, não é mesmo?

Por isso, um roteiro com o que fazer em Foz do Iguaçu em família é imprescindível. Além dos programas imperdíveis para qualquer viajante que vem à região, separamos algumas dicas para a viagem ser bacana para todos! Vamos lá?

Dia 1 – Parque das Aves, Cataratas e Jantar

Uma boa pedida é utilizar o período da manhã para conhecer o Parque das Aves. O local é o maior parque de aves da América Latina, destaque no turismo em Foz do Iguaçu – segundo ponto mais visitado na cidade.

Dentro do Parque das Aves há um passeio adicional, o Backstage Experience, que oferece ao visitante a oportunidade de vivenciar os bastidores do trabalho de recuperação e conservação, além de alimentar tucanos, flamingos e outros animais. As crianças adoram!

Ao fim da manhã é hora de conhecer as exuberantes Cataratas do Iguaçu e suas 275 quedas d’água. O passeio dentro do Parque Nacional do Iguaçu começa durante o transporte, em meio à Mata Atlântica. Você pode iniciar a Trilha das Cataratas em qualquer uma das quatro paradas do ônibus, ou se preferir, descer na última e almoçar no Restaurante Porto Canoas.

É um passeio tranquilo e as crianças podem ir andando, no colo ou no carrinho. Aproveite para curtir um passeio de bote no Macuco Safari, onde é possível sentir toda a energia da natureza bem de perto! Entretanto, não é indicado para crianças pequenas, pois elas podem ficar com medo.

Já à noite, jantar em um dos restaurantes de Puerto Iguazú, na Argentina, é a pedida ideal. Ou escolha entre os ótimos restaurantes para ir com crianças em Foz, como Bendito, Quinta da Oliva, Trapiche ou La Mafia Trattoria.

Dia 2 – Itaipu, City Tour e Duty Free Shop

Conheça a maior usina hidrelétrica em produção do mundo, a Itaipu Binacional e encante-se com essa maravilha arquitetônica. Há diversos passeios, conforme comentamos por aqui.

Indicamos a Visita Panorâmica, um passeio de ônibus com visão do vertedouro ao topo da barragem e contato com as belas paisagens do Complexo Turístico Itaipu.

Outros passeios dentro do complexo que as crianças adoram:

– Refúgio Biológico Bela Vista

Centro de preservação da fauna e flora local. Poderão aprender sobre conscientização ambiental, reflorestamento e cuidado com os animais.

– Ecomuseu de Itaipu

Local superinterativo, criado para conservar a história da usina e da região. Há sempre exposições de arte e mostras criativas acontecendo por lá.

Durante a tarde, uma boa opção para poupar tempo é fazer o City Tour, que contempla alguns passeios em Foz do Iguaçu como Templo Budista, Mesquita Islâmica e Marco das Três Fronteiras. Tem duração de 3h e pode ser feito pela manhã ou tarde (com saídas às 9h e 14h). Crianças até 3 anos não pagam.

À noite, vocês podem fazer compras no Duty Free Shop, na Argentina – um shopping encantador, com as melhores marcas do mundo.

Dia 3 – Museu de Cera, Vale dos Dinossauros e Acquamania

Ainda em dúvidas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu com crianças e adolescentes? Certamente, esse será um dos dias preferidos deles! O complexo Dreamland contempla:

  • Museu de Cera: mais interessante para crianças maiores e adolescentes
  • Vale dos Dinossauros: divertidíssimo para os pequenos, que se encantam com os dinossauros (especialmente, os filhotinhos!)
  • Exposição de carros e motos e bar de gelo: capaz de agradar os adultos

Durante o verão, aproveite também os tobogãs e piscinas do Acquamania, um parque aquático próximo ao Dreamland com mais de 180 mil m² e muita diversão!

Dia 4 – Cataratas da Argentina e Feirinha de Puerto Iguazú

As Cataratas da Argentina valem muitíssimo a visita: cada lado tem belezas e atrações únicas. Uma boa opção de passeio é o Gran Aventura, experiência similar ao Macuco Safari do lado brasileiro. Também não indicado para as crianças menores.

Há dois restaurantes dentro do Parque Nacional Iguazú, o Fortin e o La Selva. Ambos servem churrasco com vários tipos de carne, buffet de pratos quentes, frios, saladas, massas e sobremesas.

Após o passeio, aproveite para visitar a Feirinha de Puerto Iguazú – ideal para comer empanadas, queijos, azeitonas e tomar cerveja. As crianças, certamente, vão adorar as diversas opções de doce de leite e alfajores argentinos!

Apenas tenha atenção quanto ao horário de passeio em Puerto Iguazú, pois a cidade faz a famosa “ciesta” das 14h às 16h – horário em que o comércio fecha.

Dica Extra: se você tem intenção de fazer compras no Paraguai, prefira não levar as crianças, pois Ciudad del Este é muito movimentada e pode ser um passeio estressante.

Se for inevitável levá-las, opte por lugares como o Shopping Paris, Shopping China ou Shopping Del Este (boas opções para encontrar eletrônicos, brinquedos, roupas bebidas, artigos pessoais e domésticos), ao invés de comprar pelas ruas.

O que você não quer deixar de conhecer em Foz do Iguaçu? Conte para gente nos comentários!

Imagens: Flickr (Zig Koch/MTur), Divulgação Parque das Aves, Rodrigo Mattjie (ICVB)

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?