Viajar com a família: como definir o destino perfeito?

É tempo de férias, a época ideal para fazer aquele passeio com as crianças e poder renovar as energias. Viajar com filhos pode parecer algo fácil, simples e descomplicado, mas para os pais que não se planejam devidamente, o que é para ser um momento de diversão pode virar uma tremenda dor de cabeça para a família toda.

Para não enfrentar problemas, basta organizar tudo com antecedência, pesquisar bem o destino e definir o que cada um gostaria de fazer durante a viagem. Neste post, separamos algumas dicas bem legais para seu próximo roteiro com os filhos e como fazer para aproveitar ainda mais a viagem. Acompanhe!

Estimule os seus filhos a participar da escolha do roteiro

Tudo bem que os pais provavelmente vão bater o martelo, mas por que não sentar com a crianças e deixar que elas opinem sobre alguns passeios e atividades que gostariam de fazer nas férias?

Com a infinidade de sites de dicas espalhados pela internet, é possível pesquisar sobre o destino e as atividades que vocês vão encontrar por lá. Mostre fotos e vídeos de algumas atrações e deixe que os seus filhos ajudem a decidir as opções mais interessantes.

Esse planejamento ajuda com que você não erre na escolha das atividades e seus filhos vão contar os dias para a viagem.

Entenda que viajar com os filhos não significa só ir a parques de diversão

Naturalmente, muita gente que decide viajar com filhos tem na cabeça a ideia de levá-los aos grandes parques de diversão, mas acredite: o Brasil tem tantas opções de aventuras você vai até esquecer desses gigantes — e caros — estabelecimentos temáticos.

Que tal trocar uma volta na montanha-russa por um passeio de barco emocionante bem próximo às gigantescas Cataratas do Iguaçu, por exemplo? Em vez de tirar fotos com personagens fantasiados, que tal posar ao lado de animais e aves exuberantes, tudo de verdade? Topa o desafio?

Pesquise formas de economizar na viagem

Ao viajar com filhos você pode se deparar com algumas surpresas. Por isso, planejar um orçamento é essencial para que os pais não decretem falência antes mesmo de terminarem o passeio.

Uma dica é estabelecer os custos diários que da família na viagem. Leve em consideração uma série de fatores como os transportes, a alimentação, quais passeios precisam de guias e traslados, as compras e a hospedagem.

Além disso, você pode separar uma graninha extra para possíveis gastos com medicamentos e com uma ou outra atividade que você não tinha conhecimento também. Mais abaixo, confira dicas para economizar.

Conheça as melhores formas de hospedagem

Você sabe por que uns hotéis têm mais estrelas do que outros? Trata-se de uma classificação de acordo com a quantidade de serviços oferecidos, e não tem nada a ver com qualidade ou conforto. Sendo assim, você pode optar tranquilamente por um hotel 3 estrelas e contar com conforto e segurança suficientes para a sua família.

Pare para pensar se você vai realmente usar todos os espaços e as mordomias oferecidas pelo o hotel — e, consequentemente, pagar a mais por isso. A seguir, separamos algumas dicas de como optar pela hospedagem ideal para viajar com filhos. Confira.

Localização

Concorda que se hospedar perto de comércios, restaurantes e atrativos turísticos pode ser uma verdadeira mão na roda no seu passeio? Isso vale tanto para economizar com transporte quanto para ganhar mais tempo para aproveitar as coisas.

Sempre leve em consideração a localização do seu hotel, confira o que é possível fazer nas proximidades e trate de incluir isso no seu roteiro. Bater perna pela vizinhança pode desvendar segredos da cidade que nem todo turista conhece.

Quartos confortáveis

Dormir bem e com qualidade é um fator imprescindível para o sucesso do seu passeio. Afinal, a ideia é curtir ao máximo o destino durante o dia e nada melhor do que chegar “em casa” e ter um quarto espaçoso, boas camas e um chuveiro quente esperando.

Confira sempre as fotos dos apartamentos no site do hotel escolhido, assim como os diferenciais oferecidos, como ar-condicionado, tomadas para carregar seus aparelhos, Wi-Fi, TV a cabo, entre outros.

Espaços de lazer

Provavelmente você e sua família vão pretender passar o máximo do tempo nas ruas e visitando as atrações da cidade, certo? No entanto, é sempre bom contar com uma estrutura de lazer dentro do hotel também.

Pode ser que algum dia da viagem bata o cansaço ou que o tempo não esteja bom, então a melhor escolha pode ser curtir os espaços do estabelecimento. Piscinas, sala de jogos e bares podem ser a diversão de alguns momentos da sua viagem.

Não esqueça de levar alguns joguinhos para passar o tempo no quarto nos dias em que não for possível passear.

Qualificações do hotel

Além de conferir tudo o que o hotel promete oferecer, não custa nada dar uma olhada nas qualificações e nos comentários dos últimos hóspedes para ter certeza de que o estabelecimento cumpre com todas as ofertas.

Confira se o hotel tem alguns prêmios de excelência em turismo e consulte também a pontuação em sites como Booking, TripAdvisor e Decolar. Por meio dessas plataformas é possível comparar preços e serviços de toda a região e ajudar na hora de decidir a melhor opção para você e sua família.

Essas são algumas dicas para viajar com filhos sem precisar esquentar a cabeça ou encontrar surpresas na hora de embarcar. Planejando tudo com antecedência e com calma, seu passeio tem tudo para ser algo inesquecível para você e para as crianças. Tome nota dos itens citados, separe a documentação, prepare as malas e boa viagem!

Curtiu o post? Quer saber também como planejar financeiramente sua próxima viagem em família? Não deixe de conferir este artigo com oito dicas para garantir seu roteiro de forma bem mais econômica!

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?