Veja aqui 5 benefícios de fazer turismo de natureza

Posted on

Viajar é uma das melhores maneiras de relaxar e esquecer dos problemas. Você conhece novos lugares, vê pessoas de todos os tipos e conhece diferentes hábitos e culturas. O turismo de natureza, por exemplo, pode ser uma excelente opção para renovar as energias.

Esse tipo de viagem engloba atividades a céu aberto, turismo de aventura e também pode ter um caráter educacional — ou seja, envolve muito contato com o meio ambiente. Foz do Iguaçu, no Paraná, é um destino que está entre os mais procurados para o ecoturismo, além de Lençóis e Parnaíba, que ficam na Bahia.

Neste artigo, separamos 5 benefícios que o turismo de natureza traz para sua vida e sua saúde mental. Continue a leitura e descubra quais são!

1. Alivia o estresse

Vivemos em um mundo bastante acelerado e conectado que, muitas vezes, exige que estejamos sempre disponíveis para trabalhar ou resolver problemas. Isso acaba levando à sobrecarga de tarefas e à irritação constante.

O contato com a natureza ajuda a se desligar, principalmente a deixar a tecnologia um pouco de lado. Dessa maneira, fica mais fácil relaxar e se reenergizar para ter uma rotina mais saudável e leve.

Pare e pense: quantas vezes, só de sair da confusão de uma cidade grande e chegar a um local que tenha bastante verde, você já se sentiu mais leve?

2. Ajuda a movimentar o corpo

Academias podem ser uma excelente maneira para se exercitar, mas fazer isso ao ar livre resulta em  maiores benefícios. Isso se dá porque o contato com a luz do sol aumenta seu ânimo e traz uma sensação de bem-estar.

Atividades ao ar livre, sejam elas uma caminhada, trilhas feitas a pé ou de bicicleta, são uma ótima combinação: os exercícios liberam endorfina enquanto você respira um ar mais puro das montanhas, sem a poluição dos grandes centros urbanos.

3. Melhora a pressão arterial e a respiração

Outro benefício direto do ar mais puro é a melhora da respiração e da oxigenação do sangue, pois seu coração precisa bater menos pelo fato de seu corpo estar mais relaxado. Consequentemente, sua pressão arterial fica mais baixa.

4. Aprimora a concentração e a memória

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Michigan, em 2008, o contato com a natureza aumenta seu poder de concentração e a memória de curto prazo.

Em cenários urbanos, há uma quantidade enorme de informações. Portanto, precisamos nos preocupar com o trânsito e prestar atenção ao atravessar a rua, por exemplo. Isso requer uma atenção mais direta, o que acaba prejudicando a retenção de dados que sejam mais importantes.

5. Aumenta os níveis corporais de vitamina D

Também conhecida como a “vitamina do sol” (por ser produzida com a exposição da pele aos raios solares por cerca de 10 a 15 minutos por dia), essa substância ajuda seu organismo a absorver melhor o cálcio — o que é essencial para a saúde de seus ossos.

Além disso, exerce um papel fundamental nas funções musculares, metabólicas, neurológicas e cardíacas. Por esse motivo, ajuda na prevenção de ataques cardíacos, derrames e doenças como a osteoporose, o câncer e a depressão.

Agora que você já aprendeu como o turismo de natureza pode lhe ajudar a levar uma vida mais saudável, aproveite para saber como aproveitar ainda mais sua viagem com técnicas simples de relaxamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *