Tudo que Você Precisa Saber sobre Turismo de Experiência no Brasil

Conhecer os principais pontos turísticos de um destino é indispensável, principalmente se a atração for uma das 7 Maravilhas da Natureza, como as Cataratas do Iguaçu

Atualmente, cada vez mais os visitantes sentem a necessidade de ter uma vivência mais real nos destinos visitados, com a oportunidade de explorar e conhecer os costumes locais. E é exatamente este o objetivo do turismo de experiência.  

Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais sobre o que é e como funciona esse tipo de turismo no Brasil. 

 

O que é Turismo de Experiência?

Como o próprio nome sugere, o turismo de experiência possibilita que o viajante vivencie experiências típicas do local visitado. Dessa forma, é possível ficar mais próximo da cultura local, entender como funcionam processos existentes na região, aprender novas atividades e muito mais. 

Ao contrário do tradicional roteiro pré-definido, essa modalidade permite fazer uma viagem personalizada, com o roteiro montado de acordo com os interesses e gostos do turista. 

Alguns exemplos de itinerários desse tipo de turismo no Brasil são:

  • Participar da colheita de uva para produção de vinhos na Serra Gaúcha;
  • Preparar e degustar pratos típicos com moradores locais;
  • Realizar passeios imersivos em aldeias indígenas em diferentes partes do país, 
  • Passear de bicicleta em áreas de preservação ambiental.

Ou seja: é possível utilizar essa modalidade de viagem para explorar diversas peculiaridades dos locais visitados.

 

Conheça os Principais Tipos de Turismo de Experiência

Vivência da Cultura Local 

Esta modalidade envolve passeios que geram uma imersão na comunidade da região, permitindo que o turista conheça e compartilhe dos costumes locais. 

Alguns exemplos são as visitas às favelas pacificadas no Rio de Janeiro ou vivências dentro de comunidades indígenas. 

 

Experiências Gastronômicas

O turismo gastronômico é um dos mais atrativos e procurados pelos viajantes. O modelo envolve desde a participação no processo de colheita da matéria prima até o auxílio no preparo de pratos típicos.

É possível encontrar esse tipo de passeio em fazendas do sul do Brasil que produzem uvas e vinhos, por exemplo. Em outras partes do país, é possível auxiliar na produção de produtos artesanais, como queijos e salames. 

 

 

Imersão na História Local

Para os fãs de roteiros históricos, o turismo de experiência com foco neste assunto é imperdível. 

Um ótimo exemplo é Costa do Descobrimento no sul da Bahia. Ali, o turista encontra construções do século XVII e aprende mais sobre a história do país ao visitar comunidades indígenas, fazer passeios de barco e experimentar a gastronomia típica local. 

 

Passeios Ecológicos

Já os passeios ecológicos envolvem uma viagem mais voltada para experiências em meio à natureza e atividades de esportes radicais. 

Conhecido também como ecoturismo, você encontra essa modalidade em lugares como Bonito, Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina e diversas outras partes do Brasil. 

 

Turismo de Experiência em Foz do Iguaçu

Turismo de experiência na Usina de Itaipu

 

Foz do Iguaçu é uma das principais regiões de turismo no Brasil e conta com inúmeras opções que proporcionam uma experiência diferenciada ao viajante.

O próprio passeio de barco Macuco Safari, dentro das Cataratas do Iguaçu, é uma ótima dica. Aqui, o visitante também encontra trilhas em meio à Mata Atlântica, passeios de caiaque ou stand up paddle pelo Rio Iguaçu, visitas técnicas ao interior da Usina de Itaipu, feiras com produtores locais, experiências gastronômicas na Argentina, entre outros. 

Você já fez ou gostaria de experimentar o turismo de experiência? Conte para a gente nos comentários!

 

Imagens: Pixnio (Fernando Alvarez), Unsplash (Kelsey Knight), Flickr (Deni Williams) 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?