Selo de qualidade no turismo do Paraná: por que você deveria escolher estabelecimentos com essa certificação?

Posted on

Quando você se propõe a pagar por uma boa hospedagem, por uma gastronomia de qualidade, por um traslado seguro ou por outros serviços essenciais para a sua viagem, sempre vai esperar uma excelência de qualidade desses estabelecimentos, concorda? No entanto, nem sempre é possível medir isso sem conhecer realmente as empresas.

Por esse motivo, no sul do Brasil, o Sebrae criou o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, no intuito de garantir um padrão qualificado para que o viajante possa optar pelos melhores serviços.

Se você vai viajar para alguma região desse estado, é bom estar atento aos estabelecimentos que conquistaram o selo e, assim, contratar seus serviços com mais tranquilidade e segurança.

Antes disso, gostaríamos de explicar melhor do que se trata essa qualificação, quem pode obtê-la e qual é a sua importância para o turista que visita o Paraná. Quer conferir essas dicas e garantir a qualidade do seu roteiro? Então acompanhe os tópicos abaixo que, em poucos minutos, você vai saber tudo sobre esse programa e como aproveitá-lo na viagem!

O que é o Selo de Qualidade no Turismo no Paraná

Visando criar um padrão de excelência e aumentar a competitividade das empresas participantes, o Sebrae, em parceria com a Fecomércio do Paraná, promoveu esse programa e avaliou uma série de fatores importantes para a qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos de turismo no estado.

Foram levados em consideração a gestão do negócio, inovação, processos, qualificação de pessoal, atendimento ao cliente, infraestrutura, resultados, entre outras referências. O programa abrange cidades de grande importância turística no estado, como Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Londrina e outras.

O Selo de Qualidade de Turismo no Paraná pode ser concedido aos meios de hospedagem, aos espaços de eventos, às agências de turismo receptivo, às transportadoras, aos estabelecimentos de gastronomia de relevância turística, às locadoras de veículos e às produtoras de eventos.

Além do reconhecimento que o programa promove a essas empresas, uma série de outras vantagens estão envolvidas aos seus participantes:

  • aumento da competitividade no mercado turístico, com melhorias dos processos de gestão interna (finanças, qualificação de funcionários, atendimento ao cliente, entre outros);
  • maior diversificação de serviços e otimização de processos, além da melhoria na qualidade deles;
  • reconhecimento técnico ao obter o Selo de Qualidade em Serviços Turísticos;
  • melhoria da visibilidade e do posicionamento da empresa no mercado de turismo;
  • apoio e incentivo do Sebrae para investir na qualidade dos serviços.

Como as empresas concorrem a esse selo de qualidade

A única forma de uma empresa do setor turístico conquistar o selo de qualidade é por meio dos projetos coletivos do Sebrae. No Paraná, eles estão espalhados por cidades como Foz do Iguaçu, Curitiba, Maringá, Campos Gerais e em todo o litoral. Para concorrer, o estabelecimento deve se cadastrar e aguardar as orientações dos consultores. 

Se você pretende visitar alguma outra cidade que não foi citada acima, não precisa se preocupar. Em outras localidades onde o Sebrae não tem base fixa, os estabelecimentos também podem ser qualificados. Nessas regiões, a instituição realiza chamadas públicas e as empresas locais também podem se inscrever. Assim, o programa garante uma abrangência total no estado. 

Como forma de avaliação, além dos indicadores conceituais, entrevistas e inspeções, alguns técnicos do Sebrae “disfarçados” de clientes frequentam e usufruem dos serviços em datas surpresas. 

Alguns exemplos de empresas que conquistaram o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná

Algumas marcas que merecem destaque no estado conseguiram concluir as avaliações de forma suficiente para obter o selo de qualificação. Esse reconhecimento é fundamental para que o turista tenha a garantia de um serviço de excelência ao viajar para o Paraná.

No setor de eventos, o premiado foi o Empório Guimarães, na cidade de Londrina. Já na área de gastronomia turística, o Boteco do Neco, em Maringá, conquistou a primeira posição e cumpriu alguns requisitos da avaliação. Na lista dos meios de hospedagem, o Del Rey Hotel, em Foz do Iguaçu, foi o único estabelecimento a bater 100% das metas e garantir a pontuação máxima de excelência. Além dos conceitos

Ao todo, 234 empresas foram avaliadas e 138 conseguiram cumprir, com eficiência, os principais requisitos do programa. Todos esses estabelecimentos citados acima prezam pelos serviços prestados e garantem ao consumidor um padrão de atendimento, conforto e segurança dos mais altos níveis.

Quem já conquistou esse reconhecimento sabe a importância de manter os padrões para atender seus clientes. Para conferir a lista completa por categoria, basta acessar o site do Sebrae. Isso é essencial para garantir a credibilidade do programa e para provarem que o estabelecimento, de fato, realiza um bom serviço.

As vantagens para o turista que dá preferência aos estabelecimentos com o selo

Agora que você entende a importância do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, é essencial se atentar se o estabelecimento escolhido para prestar o serviço oferece essa garantia de excelência.

É muito difícil para o turista, principalmente para aquele que ainda não tem nenhuma referência das empresas, ter como base somente fotos, vídeos ou comentários na internet para ter a certeza de que o padrão de atendimento oferecido é bom. O selo do Sebrae é um dos fatores essenciais para garantir isso e dar mais confiança ao viajante na sua decisão.

Essas são algumas dicas importantes para você, turista que pretende conhecer os atrativos do Paraná, consiga decidir com mais segurança os estabelecimentos que farão parte do seu roteiro. Dê preferência às empresas que têm o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, pois além de ter a certeza de que vai receber um bom atendimento, você ajuda a valorizar as marcas que realmente se importam com a boa prestação de serviços e com o desenvolvimento inteligente das regiões turísticas do estado.

Gostou do post? Nossa ideia é sempre compartilhar informações úteis para que a sua viagem pelo sul seja ainda mais completa e confortável. Além disso, temos muitas dicas de destinos e atrações para conhecer e aproveitar Foz do Iguaçu, um dos destinos mais incríveis do Brasil!

Se você adora viajar e quer saber um pouco mais sobre essa região especial do Paraná, não deixe de assinar nossa newsletter. Vamos mandar tudo em primeira mão para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *