Quais os benefícios de realizar uma viagem em família?

Posted on

Na correria do dia a dia, fica cada vez mais difícil conseguir se desligar um pouco e aproveitar mais seus momentos de descanso. No entanto, é essencial tirar um tempo para si e fazer uma viagem em família para levar uma vida mais saudável e leve.

O ideal é programá-la para as férias, mas um fim de semana fora da cidade também pode ajudá-la a relaxar e a estreitar laços. O importante é reconhecer que uma viagem é um investimento com um custo-benefício bem maior do que a compra de um brinquedo, por exemplo.

Portanto, continue a leitura deste artigo e veja os maiores benefícios que as férias em família trazem para todos!

Alívio do estresse

O estresse é o sintoma mais comum da correria do dia a dia, então, fazer uma viagem em família é uma excelente opção para relaxar e aproveitar melhor o tempo ao lado de quem você ama. Sair da rotina diminui a ansiedade, pois você pratica atividades diferentes e diminui os hormônios do estresse.

Além disso, esse momento de escape proporciona um combate à pressão alta e também aos problemas cardíacos. Segundo uma pesquisa realizada pela Boston University — The Framingham Heart Study —, homens que não tiravam férias apresentavam 32% a mais de chances de sofrer um ataque cardíaco.

Enquanto isso, mulheres que separavam, pelo menos, duas semanas para relaxar tinham oito vezes menos chances de desenvolver doenças do coração.

Aumento do nível de tolerância

Uma viagem proporciona o contato com diversos tipos de pessoas e com culturas diferentes. Portanto, você tem a oportunidade de aprender novos costumes, valores e hábitos com os quais não está acostumada — e isso amplia bastante sua visão de mundo.

Sendo assim, é uma ótima maneira de desenvolver a empatia e aceitar melhor as diferenças, podendo vivenciar uma experiência muito mais rica e prazerosa.

Melhora do relacionamento familiar

Quando você faz uma viagem, principalmente se o seu destino for desconhecido, é certo que enfrentará situações de vários tipos e também imprevistos. Ao estar com sua família, todas as decisões precisarão ser tomadas em conjunto, e isso reforça os laços familiares.

Vocês estarão longe das atividades e dos problemas de sua rotina, por isso, precisarão ter muita paciência, respeito e saber ouvir um ao outro para que tudo flua bem. Além disso, construirão memórias de situações que foram vividas em conjunto, fazendo com que todos desenvolvam uma conexão ainda mais forte entre si.

Desenvolvimento do emocional dos filhos

Independentemente de seu destino (seja um local fora do país, seja o sítio dos avós), visitar lugares fora daqueles de seu costume aprimora o aprendizado escolar das crianças e ajuda-as a lidar melhor com situações estressantes.

Normalmente, as lembranças mais queridas estão ligadas a viagens feitas durante a infância e a adolescência — principalmente porque, nessa idade, as pessoas ainda estão se desenvolvendo, tanto emocional quanto pessoalmente.

Diminuição da irritabilidade e da depressão

Sair da rotina possibilita que você tenha uma vida social mais ativa, aumentando a sensação de bem-estar. É também uma ótima oportunidade para conhecer pessoas e fazer novas amizades.

Vale, aqui, ressaltar a importância de se programar com antecedência e de ter toda a família participando do planejamento. Pergunte a cada um que tipo de viagem gostaria de fazer e chegue a um consenso que agrade a todos. Então parta para a parte mais prática — escolha o melhor hotel e organize-se para fazer as malas de maneira inteligente.

Agora que você já sabe os benefícios de fazer uma viagem em família, assine a nossa newsletter para receber um conteúdo de qualidade em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *