Ponte da Amizade entre Foz do Iguaçu e Paraguai

Guia de Compras no Paraguai: Tudo o que Você Precisa Saber

Posted on Posted in Compras

Fazer compras no Paraguai é uma das expectativas de quem viaja a Foz do Iguaçu. Isso porque Ciudad del Este oferece inúmeras lojas com preços atrativos, além da grande variedade de produtos.

É possível encontrar praticamente tudo quando falamos de compras no Paraguai: opções de eletrônicos, artigos pessoais (como perfumes, maquiagens e roupas), itens de decoração, brinquedos, utensílios para a casa, bebidas e outros.

Que tal algumas dicas para não passar apuro durante as compras?

 

1. Documentação

Para ir ao Paraguai é imprescindível portar seu Registro Geral (RG) ou passaporte.

Apesar de não ser um passeio para crianças, se for inevitável levá-las, é importante que um adulto fique inteiramente responsável por cuidá-las. Afinal, qualquer cuidado é pouco em ambientes muito movimentados.

Outro detalhe importante em relação aos menores de idade é que, em caso de não estarem acompanhados de mãe e pai, para entrar no Paraguai devem portar um documento com firma reconhecida pelo responsável ausente.

 

2. Cota de Compras no Paraguai

Em geral, o valor da cota para compras no exterior isenta de impostos é de US$ 300 (trezentos dólares). É comum a dúvida em relação à cota aérea. Porém, se você voltar de avião pelo Brasil, se valerá da utilização de fronteira terrestre.  

Caso suas compras ultrapassem o valor da cota, ao retornar para o lado brasileiro você deve parar na alfândega e realizar o pagamento do imposto de importação à alíquota de 50% sobre o valor excedente aos US$ 300.

Essa cota para compras no Paraguai é individual e renovada mensalmente.

Dica Extra: o App Viajantes da Receita Federal possui outras informações importantes para compradores. Vale a pena consultar!

 

3. Dinheiro e Câmbio

É comum que as lojas no Paraguai aceitem real, dólar e guarani paraguaio. Normalmente, é mais barato comprar dólar em casas de câmbio (em Foz ou no Paraguai) do que ficar sujeito ao câmbio realizado nas lojas.

Shoppings e lojas de maior porte aceitam cartão de crédito internacional – sob o custo da alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrado pela operadora de crédito e, eventualmente, um acréscimo realizado pela própria loja.

 

4. Como Atravessar a Ponte da Amizade

Com apenas 552 metros de extensão, atravessar a Ponte Internacional da Amizade não é uma tarefa difícil.

Você pode atravessá-la a pé, de ônibus ou moto-táxi. E existem também diversas vans particulares que fazem o caminho. Mas, se você busca conforto e proteção, opte por um transporte seguro, como o serviço de receptivo da Tríplice Tour.

 

5. Cuidados e Segurança no Paraguai

Outra questão importante é o cuidado exigido ao fazer suas compras no Paraguai.

Ciudad del Este normalmente é extremamente movimentada, por isso, seja precavido como seria em qualquer grande centro: guarde dinheiro, celular e objetos pessoais em local protegido.

 

> Você também pode conferir mais detalhes sobre quais produtos é possível comprar no Paraguai e as quantidades permitidas

Shopping que representa as lojas no Paraguai

 

6. Dicas de Lojas no Paraguai

Essa é outra dúvida frequente que os turistas têm ao fazer compras no Paraguai. Pelo Centro de Ciudad del Este há diversos comércios de rua, feiras e ambulantes que oferecem uma infinidade de itens.

Se a intenção é comprar objetos de maior valor, invista em lojas e shoppings de renome para fugir de réplicas e falsificações:

 

– Eletrônicos e Tecnologia:

– Casa Nissei

– Cellshop

– Madrid Center

– Master 10

– Mega Eletrônicos

– Nave Shop

 

– Shoppings e Utilidades:

– S.A. Shop

– Loja Macedônia

– Shopping Americana

– Shopping China (8h às 20h)

– Casa China

– Shopping Del Este (7h às 19h)

– Shopping Lion

– Shopping Monalisa

– Shopping Paris (8h às 20h)

– Shopping Vendôme

O horário comum de funcionamento das lojas e shoppings no Paraguai é das 7h às 16h (horário paraguaio), com algumas exceções, conforme informação acima. É importante também atentar-se ao horário de verão brasileiro – quando vigente, adianta uma hora.

Dica Extra: um bom local para passeio é o Plaza Jesuítica, um shopping a céu aberto a cerca de 20 minutos do Centro de Ciudad del Este. Há lojas interessantes, mas o local destaca-se pelos restaurantes e várias opções de fast food. O local funciona de segunda a sábado das 9h à meia noite e aos domingos a partir das 10h.

Também é importante lembrar: fazer compras no Paraguai é sinônimo de bastante caminhada. Por isso, vá de tênis e roupas confortáveis.

É comum as lojas no Paraguai abrirem das 7h às 16h, conforme horário local.

E aí, preparado para as compras no Paraguai? Aproveite também e veja quais itens considerar ao escolher um hotel em Foz e deixe sua viagem ainda melhor!

 

Imagens: Flickr (Cesar Martins), Pexels (Pixabay)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *