Conheça as Cataratas do Iguaçu

Posted on

Reconhecidas como uma das sete novas maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu são um motivo de orgulho para todos os brasileiros. Além de serem uma das principais portas de entrada do nosso país, sua história e suas tradições se misturam às suas belezas naturais e transformam a região em um verdadeiro paraíso para os viajantes que as visitam.

O lado brasileiro fica localizado no estado do Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu, bem na tríplice fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai. É, exatamente, a parte com a melhor infraestrutura para o visitante, como hotéis de excelente qualidade, bons restaurantes e opções de passeios imperdíveis.

Deu vontade de arrumar as malas e embarcar agora mesmo nessa aventura? Espere até conhecer mais detalhadamente, neste post, as dicas que separamos para você. Continue a leitura e se surpreenda!

Como chegar nas Cataratas do Iguaçu?

O acesso até as Cataratas do Iguaçu se dá tanto pela Argentina, por meio da cidade de Puerto Iguazu, como pelo Brasil, pela Parque Nacional. A cidade de Foz conta com um aeroporto moderno, com voos chegando de quase todos os outros estados brasileiros.

Há opções de ônibus saindo e chegando de todo o país, inclusive para cruzar as fronteiras do Mercosul. Se a ideia é chegar de carro, a principal via é a BR-277, que corta o estado do Paraná. Foz fica localizada a pouco mais de 640 km de Curitiba e a qualidade da estrada é excelente, com sinalização adequada e asfalto em perfeitas condições.

Lado brasileiro ou argentino: qual o melhor para visitar as Cataratas do Iguaçu?

Nossa vizinha Argentina conta com a maior parte das quedas, enquanto o Brasil detém apenas três delas. No entanto, não pense que o melhor passeio é pelo lado dos hermanos. Pelo contrário, a vista do lado brasileiro é muito mais completa e os ângulos permitem uma visão mais panorâmica das imensas cascatas. Porém, se você tiver a oportunidade, não tenha dúvidas que visitar ambas as partes fará seu roteiro ainda mais especial e inesquecível.

As duas cidades de acesso, Puerto Iguazu e Foz do Iguaçu, têm seus atrativos e infraestrutura adequada para receber o turista. A primeira, pode ser uma excelente opção para um bate e volta com o objetivo de degustar a rica culinária argentina e aproveitar a moeda um pouco mais desvalorizada para fazer umas comprinhas.

Quais os principais passeios nas Cataratas do Iguaçu?

O Parque Nacional do Iguaçu é repleto de surpresas e encantos que vão muito além das Cataratas. Para provar que seu roteiro pode ser bem mais completo, separamos algumas dicas de passeios bem legais e muito apreciados por quem visita à região. Confira, a seguir, e já os inclua no seu trajeto:

Trilha do Poço Preto

No coração do parque, a Trilha do Poço Preto se inicia em uma passarela suspensa de 320 metros e uma trilha de 9 Km de extensão, que pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou carrinho elétrico.

Durante todo o percurso, o aventureiro se depara com a mais exuberante fauna e flora da mata atlântica. Após finalizar o trajeto, um barco motorizado segue pelo rio Iguaçu até o Arquipélago dos Taquaras. Para finalizar, o retorno pode ser agraciado com um belíssimo pôr do sol. O desembarque é feito no Porto Bananeiras ou no Porto Canoas.

A duração desse passeio é de aproximadamente três horas e meia, e deve ser acompanhado por guias e barqueiros credenciados. As reservas são feitas com, pelo menos, 24 horas de antecedência e podem ser efetuadas no seu hotel em Foz do Iguaçu.

Macuco Safari

O Macuco Safari é ideal para aqueles que não se satisfazem só em tirar fotos das passarelas do parque e que precisam de ainda mais emoção. Tudo começa a bordo de um veículo elétrico que atravessa uma grande área verde da mata, passando pela cristalina cachoeira Salto do Macuco até embarcar em um bote que te leva a poucos metros das gigantescas quedas das Cataratas do Iguaçu. Informe-se sobre disponibilidades e agende seu grupo junto à recepção do hotel para organizar o passeio.

Gran Aventura

O Gran Aventura é um passeio imperdível para conhecer também as Cataratas do Iguaçu de um ponto de vista privilegiado, porém, desta vez, do lado argentino. Um trajeto de 6 Km por dentro do parque, de carro, dá início ao trajeto. A partir dali, já é possível admirar as espécies de plantas e animais da região que colorem e dão ainda mais vida a esse cenário incrível.

Logo depois, a aventura começa a bordo de um bote especial. O roteiro inclui também uma volta na Isla Martin, além do privilégio de passar bem perto da famosa Garganta del Diablo. Tudo é realizado com segurança e acompanhamento de guias credenciados.

Quando visitar as Cataratas do Iguaçu?

Se você quer admirar o volume de água e conferir o potencial máximo de suas quedas, além de aproveitar os dias mais quentes, a boa é ir no verão. Já no inverno, as cataratas ficam mais definidas e as suas cidades mais aconchegantes.

Portanto, a região pode ser visitada durante o ano todo e, com certeza, encantará o turista da mesma forma. Os meses mais procurados são durante os períodos de férias de dezembro, janeiro e julho. Nas demais épocas, é mais fácil encontrar pacotes promocionais. Isso é sempre uma vantagem, não é mesmo?

Onde ficar?

Para quem pretende visitar as Cataratas do Iguaçu, o mais indicado é se hospedar em Foz. A cidade oferece uma infraestrutura mais completa e você pode cruzar as fronteiras com a Argentina e Paraguai com toda a tranquilidade e segurança para uma visita de um dia em cada uma, por exemplo. O sistema de ônibus é bem moderno e ligeiro. Quem viaja de carro, também pode visitar os países vizinhos, desde que esteja com a documentação necessária.

Encontrar um bom hotel em Foz do Iguaçu também não é uma tarefa muito difícil. A rede hoteleira conta com excelentes estabelecimentos para todos os gostos e bolsos. Uma dica é levar em consideração alguns fatores, como a localização (melhor se for próximo ao centro), os serviços oferecidos (piscina, sala de jogos e café da manhã), a estrutura disponível (bar, restaurante e quartos confortáveis), além de oferecer todos os passeios que citamos nos tópicos acima. Tendo isso tudo à disposição, sem dúvidas, seu passeio será inesquecível.

Essas foram algumas dicas imperdíveis para quem vai visitar as incríveis Cataratas do Iguaçu. Uma viagem para esse canto mais que especial do nosso Brasil é algo para se planejar por mais de uma vez na vida. Afinal, cada visita reserva novos encantos e surpresas.

Agora que você já conhece um pouco das Cataratas, é hora de arrumar as malas, conferir a documentação e embarcar para uma das maiores aventuras de sua vida. Prepare-se para se surpreender a cada minuto!

Curtiu o post? Que tal a ideia de conhecer Foz do Iguaçu? Toda a região oferece uma infinidade de atrativos para todas as idades e perfis de turistas. Queremos te mostrar um pouco mais de nossa cidade e do que há de melhor para você aqui. Topa? Então, se inscreva em nossa newsletter e receba todas as dicas em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *