Foz do Iguaçu: Qual a Melhor Época para Visitar a Terra das Cataratas?

Quem viaja para a Terra das Águas tem como um dos principais objetivos visitar as famosas Cataratas do Iguaçu. Mas é muito comum uma dúvida surgir na hora de programar a viagem: quando ir a Foz do Iguaçu?

Normalmente, os viajantes programam uma viagem para Foz do Iguaçu no verão e primavera, épocas de chuvas – em que as quedas mostram toda sua força.

No outono e inverno as chuvas dão uma trégua. É quando as Cataratas têm menos vazão. Por outro lado, as cachoeiras são mais definidas a olho nu.

Mas Afinal, Quando Ir a Foz do Iguaçu?

Para quem gosta de ecoturismo e belezas naturais, a dica é: visite Foz do Iguaçu tanto no frio, como no calor. Assim poderá desfrutar de experiências distintas.

Sobre os preços, a cidade segue o calendário de turismo do resto do Brasil. Períodos de férias como julho, dezembro, janeiro e fevereiro são considerados alta temporada, além dos feriados prolongados.

É importante, entretanto, se adiantar quanto à reserva de hospedagem, para garantir uma boa acomodação na alta temporada.

Como é o Clima em Foz do Iguaçu?

Temperatura Média no Verão

  • Dezembro: 21° / 30°
  • Janeiro: 22° / 31°
  • Fevereiro: 21° / 30°

Temperatura Média no Inverno

  • Junho: 13° / 22°
  • Julho: 12° / 23°
  • Agosto: 13° / 25°

Vestir roupas leves no calor de Foz do Iguaçu é primordial. Assim como calçados confortáveis para fazer as trilhas e passeios.

Apesar das temperaturas elevadas até mesmo na primavera, se engana quem pensa que em Foz não faz frio. No inverno, as mínimas atingem, em média, 12º. Mas há possibilidade de dias gelados que chegam até 4º ou 3º.

O Que Fazer em Foz do Iguaçu?

Independentemente do clima e estação do ano, todos os passeios convencionais funcionam normalmente. Mas é claro, alguns deles podem ser mais bem aproveitados em determinadas épocas.

Sobre as Cataratas do Iguaçu, uma coisa é certa: o passeio é lindo em qualquer estação. Mas existem outras opções para quem busca o que fazer em Foz levando o clima em consideração:

Passeios Ideais para o Verão

Araras do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu
  • Macuco Safari: um dos passeios mais interessantes, em que um bote te leva até a Garganta do Diabo – ponto de maior número de quedas das Cataratas. São mais de 70 metros de altura e 2,7 km de extensão.
  • Parque das Aves: maior parque de aves da América Latina, referência em conservação de espécies. Durante a trilha em meio à Mata Atlântica há tucanos, araras, flamingos e até répteis, como jacarés e jiboias.
  • Passeio no Kattamaram: se você é fã de passeios de barco, esta é a opção perfeita. Dependendo do horário que você o fizer, consegue até aproveitar um pôr do sol incrível junto à vista da barragem de Itaipu.

Passeios para Curtir no Inverno

Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu
  • Usina de Itaipu: maravilha arquitetônica e maior geradora de energia renovável do mundo. Para visitar o local, escolha entre a Visita Panorâmica e o Circuito Especial – em que você conhece também o interior da usina.
  • Ecomuseu de Itaipu: criado com o intuito de preservar a história da usina e da região, conta com cenários históricos, equipamentos antigos, memoriais e frequentes mostras de arte e ações culturais.

Uma viagem para Foz do Iguaçu é incrível e os pontos turísticos imperdíveis são acessíveis durante todo o ano. Confira aqui outras opções de passeios!

Imagens: Unsplash (Camila Cordeiro), Flickr (Facundo Galván), Flickr (International Hydropower Association).

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?