7 destinos de ecoturismo para conhecer as belezas naturais do país em família

No Brasil, o que não faltam são destinos de ecoturismo. O país é privilegiado por ter um litoral de dimensões continentais, montanhas, chapadas, lagoas, cachoeiras, entre outros atrativos naturais, que poucos outros lugares do mundo têm. Um prato cheio para os que procuram passar um tempo com a família, longe dos grandes centros urbanos e aproveitar para curtir algumas atividades junto à natureza, sem estresse e com muita aventura.

Se você precisa descansar e, ao mesmo tempo, ter momentos saudáveis com os filhos, em cenários incríveis pelo Brasil, está no lugar certo. Preparamos 7 dicas imperdíveis com os melhores destinos de ecoturismo, espalhados em nosso país. Tem opções de norte a sul e não deixamos de fora nenhuma região.

Ao final, basta escolher um deles, arrumar as malas e embarcar em uma aventura inesquecível. Mas antes, confira os tópicos abaixo e conheça um pouco mais sobre esses paraísos brasileiros. Podemos começar? Continue a leitura e se surpreenda!

1. Bonito – MS

Um dos destinos de ecoturismo mais desejados pelos turistas, a região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, tem motivos de sobra para atrair visitantes. Seus rios, lagos e cachoeiras de águas cristalinas são um verdadeiro colírio para os olhos.

Além de um cenário cinematográfico para você tirar muitas fotos, há uma infinidade de passeios para fazer com a família — provavelmente, você terá que voltar uma segunda vez para descobrir mais coisas. Nadar ao lado de peixinhos coloridos, explorar grutas e fazer trilhas até os paraísos escondidos por lá são algumas das atividades imperdíveis.

2. Pantanal – MT

Ainda pelo Centro Oeste, outra região que não poderia ficar de fora de nossa lista de destinos de ecoturismo no Brasil é um dos biomas mais ricos do mundo: o Pantanal Mato-grossense, sem dúvidas, é um dos lugares mais encantadores para quem é apaixonado pela natureza.

Com uma fauna e flora riquíssimas, o lugar permite que o turista realize um verdadeiro safári em terras brasileiras. Uma dica para quem pretende visitar esse paraíso é se aventurar de carro pela Transpantaneira, a rodovia que cruza as cidades e comunidades locais.

Além das belezas naturais, o Pantanal preserva culturas e tradições de anos, tanto na música e na arte, como na gastronomia e nas danças típicas. Com certeza, um destino inesquecível, repleto de surpresas e encantos!  

3. Fernando de Noronha – PE

Noronha está na lista de viagem de quase todo brasileiro. O arquipélago pernambucano é um dos lugares mais requisitados pelos turistas que buscam praias praticamente intocadas. Esse paraíso, além de maravilhoso, é motivo de orgulho para o Brasil, afinal, é considerado também Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Quem visita, pode se banhar em suas águas claras, avistar golfinhos, nadar com peixes e tartarugas, observar os coloridos corais e explorar as diversas trilhas ecológicas, como a do Jardim Elizabeth da Costa Esmeralda e a da Baia do Sancho. Já imaginou sua família desfrutando de tudo isso? 

4. Chapada Diamantina – BA 

Mais um dos destinos de ecoturismo presentes no Nordeste é a incrível Chapada da Diamantina. A região é a prova de que os atrativos da Bahia vão muito além do carnaval e das belas praias. Com cenários de tirar o fôlego, cachoeiras e cavernas desenham a mais perfeita aquarela da natureza.

São tantas atrações que é impossível conhecer tudo em apenas uma viagem. O lado bom da história é que você vai precisar voltar para explorar sempre um pouco mais. Uma dica imperdível é a Caverna Torrinha, com seus cristais de mais de 60 cm.

Boa parte dos passeios fica dentro do próprio parque nacional, o que garante maior segurança e estrutura para os visitantes explorarem os diversos atrativos que a região preserva. Não deixe de conhecer o Vale de Capão e se apaixonar pela pureza e simplicidade de seus moradores, além de vivenciar suas rotinas em total harmonia com o meio ambiente. Imperdível!

5. Brotas – SP

Representando os destinos de ecoturismo na Região Sudeste, a cidade de Brotas, no interior de São Paulo, não fica atrás das mais famosas do país. A região é repleta de corredeiras, piscinas naturais e cachoeiras de cair o queixo. Muitos passeios e atividades de aventura são oferecidos por agências locais, como escaladas, rapel, trekking e rafting.

Um roteiro imperdível para a família é conhecer a Areia que canta, uma nascente de água cristalina, além da enorme queda de 47 metros da cachoeira do Saltão. Prepare as pernas e explore cada canto dessa maravilha! 

6. Monte Roraima – RR

Essa montanha fica localizada no estado que recebe o mesmo nome do destino. É caracterizado pelo seu topo plano, comum nos tepuys, um tipo especifico de relevo, bastante comum no Planalto das Guianas. O lugar ainda é pouco explorado turisticamente, mas os atrativos são muitos para os amantes de aventuras.

Em toda a extensão da montanha, é possível encontrar cavernas e mirantes extraordinários, que tornam o lugar único em todo o Brasil. Para quem tem mais disposição, um dos desafios é alcançar o cume, apelidado de Maverick Stone, por sua forma que lembra o clássico veículo de mesmo nome. E aí, toparia uma caminhada dessa? 

7. Foz do Iguaçu – PR 

Nossa última dica de destinos de ecoturismo é para fechar a lista com chave de ouro. As enormes Cataratas do Iguaçu são consideradas uma das sete maravilhas naturais do mundo — e não é para menos. Suas volumosas quedas despencam de alturas surreais e transformam o cenário em uma verdadeira obra de arte para os olhos dos turistas.

Além disso, para uma viagem em família, Foz do Iguaçu é uma das cidades mais estruturadas para receber os visitantes, com bons hotéis, transporte eficiente, segurança e com a possibilidade de cruzar fronteiras em poucos minutos. Perfeito, não é mesmo? 

Essas foram nossas dicas de destinos de ecoturismo pelo Brasil. Cada uma mais fascinante do que a outra, concorda? O Brasil é privilegiado e seus estados são repletos encantos e riquezas espalhada por todos os cantos. Agora, a decisão de arrumar as malas e escolher o próximo roteiro é sua. Que tal embarcar agora mesmo? 

Curtiu o post? Se você ainda quiser mais uma mãozinha para se preparar para sua próxima viagem de ecoturismo com a família, nós temos um artigo bem legal para te ajudar. Confira algumas dicas de quando ir a Foz do Iguaçu e aproveitar a cidade da melhor forma possível e boa viagem! 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Confira tudo o que esse destino turístico pode lhe oferecer. Explore!

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Posts relacionados

Conversar
💬 Vamos conversar?