Conheça 7 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu

Posted on

Ostentando o título de umas das sete novas maravilhas do mundo e Patrimônio Natural da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu estão entre os principais destinos turísticos do Brasil. Visitar o parque e admirar toda a grandeza das cataratas é uma experiência imperdível e o melhor, está cada vez mais acessível.

Localizadas no Paraná, as Cataratas do Iguaçu guardam uma história riquíssima da sua descoberta até a construção do parque e os dias atuais. Quer saber mais sobre esse lugar mágico? Selecionamos 7 curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu que você vai adorar conhecer. Vamos nessa?

1. O Rio Iguaçu

O rio que recebe as grandes cataratas é o Iguaçu, que nasce na serra do mar, no Paraná. Uma falha geológica incrível bem na sua foz dá forma ao sensacional fenômeno que conhecemos como as Cataratas do Iguaçu. No entanto, o rio percorre muitos quilômetros em planície, dá para acreditar?!

2. O desbravador

O espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca foi o primeiro homem branco a encontrar as Cataratas do Iguaçu, no ano de 1542. A princípio, abismado com a beleza do local, nomeou as quedas d’água como “Cachoeiras de Santa Maria”.

3. A criação do Parque Nacional

As cataratas ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu, criado em janeiro de 1939, por Getúlio Vargas, presidente do Brasil naquela época. Atualmente, o parque abrange cerca de 185 mil hectares, sendo considerada a maior área destinada à preservação da Mata Atlântica.

4. A nomeação

Em novembro de 1986, a UNESCO concedeu a distinção de Patrimônio Natural da Humanidade para as Cataratas do Iguaçu. Como um todo, o parque é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do planeta.

5. O #CataratasDay

Para comemorar a nomeação como uma das 7 Maravilhas Naturais do mundo — título concedido em 11 de novembro de 2011 —, foi criado o #CataratasDay. Todo dia 11 de novembro é celebrado um dia especial para a conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu.

6. As visitas 

As Cataratas do Iguaçu estão no segundo parque nacional mais visitado do país. Anualmente, ele recebe cerca de dois milhões de pessoas, ficando atrás somente do Parque Nacional da Tijuca, casa do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

7. As cataratas

Ao todo, são formadas, aproximadamente, 275 quedas d’água de até 80 metros de altura no Iguaçu. Lá, está o maior sistema de quedas d’água do Brasil e o segundo maior do mundo. As Cataratas do Iguaçu só perdem em número para as Cataratas do Niágara, nos Estados Unidos.

Um programa que mistura cultura, história e muita natureza, a visita ao Parque Nacional do Iguaçu para ver as cataratas se tornou uma tendência nacional. A região já fornece ótima infraestrutura para estadia, alimentação e um acolhimento que torna a experiência algo ainda mais inesquecível.

Além das águas, atração principal, o parque é uma fonte inestimável de biodiversidade, fauna e flora. Não podia ser diferente, “Iguaçu” no guarani significa “água grande”.

E se você quiser dar um pulinho aqui do lado, na Argentina, também é possível ver as cataratas. Por lá, a visitação é na cidade de Puerto Iguazu, na Província de Missiones.

Curtiu nosso post? Inspirado para visitar as Cataratas do Iguaçu? Então não perca tempo e nos siga agora mesmo nas redes sociais! Assim, você não perde nenhum conteúdo como esse. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *